13620 - Agroecologia e desenvolvimento local por meio da escola rural padre Dionísio Kuduavizcz
Palavras-chave:
educação no campo, agroecologia, sustentabilidadeResumo
Resumo: A educação está diretamente ligada ao desafio de propor mudanças que venham contribuir na conservação e recuperação dos ecossistemas. A interface entre a Agroecologia e a educação do campo adquire extrema importância, uma vez que ambas, enquanto práticas pedagógicas estão fundamentadas em um modelo alternativo de produzir e socializar conhecimentos. O projeto teve por objetivo utilizar os princípios da Agroecologia para transformar a prática educacional da escola rural e propor a construção de um projeto de Educação no Campo. Este projeto foi financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, e teve início, em janeiro de 2010, sob a coordenação da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – EMPAER em parceria com a Escola Rural Padre Dionísio Kuduavizcz – ERPDK, localizada no assentamento rural Xico Mendes no município de Rondonópolis, região sul do estado de Mato Grosso. As atividades foram desenvolvidas na escola como um todo. Neste trabalho discorremos sobre o trabalho com o primeiro ciclo – Educação Infantil. As atividades com o grupo da Educação Infantil foram iniciadas com passeios ecológicos pela escola e entorno, no qual as mesmas fizeram um trabalho de percepção ambiental e identificação de plantas e a importância de cada uma delas, observando a floração das espécies típicas da região como o caju e a manga; uma das primeiras constatações era que a escola não tinha uma destinação para o lixo, o que levou a reflexão de como fazer a destinação correta do lixo. Na sequencia, outras atividades foram desenvolvidas como produção de suco e salada de frutas que levou ao aprendizado sobre a importância do consumo de frutas do cerrado, trabalhou também com as sobras para a produção de composto orgânico, e com a produção de mudas com as sementes das frutas, bem como a importância e história das sementes crioulas. A horta mandala, quintal agroflorestal e espiral de ervas propiciaram aprendizado interdisciplinar.Downloads
Publicado
2013-11-12
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências