13801 - Influência específica e estacional sobre elongação e senescência foliares em gramíneas nativas do Rio Grande do Sul (RS)/Brasil sob pastoreio rotativo.

Autores

  • Aline Bosak dos Santos UFSM
  • Fernando Luiz Ferreira de Quadros UFSM
  • Liane Seibert UFSM
  • Paula de Oliveira Severo UFSM
  • Lidiane da Rosa Boavista UFRGS

Palavras-chave:

estações do ano, intervalo de pastejo, morfogênese, pastagem natural, soma térmica.

Resumo

Objetivou-se avaliar a influência específica e estacional sobre elongação e senescência foliares em gramíneas nativas do Rio Grande do Sul. Utilizou-se pastoreio rotativo com dois intervalos de pastejo (IP) baseados em somas térmicas, 375 e 750 graus-dia. Foram avaliadas cinco gramíneas: Axonopus affinis, Andropogon lateralis, Paspalum notatum, Paspalum plicatulum e Aristida laevis via morfogênese, no verão e primavera. Foram calculadas taxas de elongação (TEF) e senescência foliares (TSF), sob análise de variância, com testes de aleatorização. Para TSF, não houve diferença significativa entre IP e suas interações, mas houve entre espécies e entre estações. Para TEF, houve diferença significativa entre estações, espécies e interação entre espécies e IP. Na primavera ocorreram os maiores valores de TSF representando o alto potencial de produção de massa verde caracterizando-a como a estação de crescimento predominante. O manejo usado auxilia no uso sustentável das pastagens naturais.

Biografia do Autor

  • Aline Bosak dos Santos, UFSM
    Zootecnista, Mestre em Agrobiologia, Bolsista de Extensão no País/CNPq pelo Instituto Federal Farroupilha, campus Jaguari.

Downloads

Publicado

2013-12-22

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção animal