15022 - Juventude rural percepções de uma jovem filha de agricultores familiares

Autores

  • Arabela Batista Araújo Colégio Agrícola Vidal De Negreiros (CAVN),Universidade Federal Da Paraíba (UFPB),Centro De Ciências Humanas, Socías e Agrarias.

Palavras-chave:

Juventude, identidade, educação popular, gênero, geração.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi apresentar percepções de vida de uma jovem filha de agricultores familiares, residentes na comunidade Pitombeira, zona rural do município de Sumé-PB, no Semiárido Brasileiro. A família vive da exploração diversificada da unidade de produção, valoriza a Segurança Alimentar e Nutricional do núcleo familiar partir do policultivo e da transformação da matéria prima. Cultiva especialmente frutíferas, olerícolas e pequenos animais. Essa jovem vivenciou o conflito cidade/campo em sua adolescência, quando a visão do campo como sinal de atraso e simplificação influenciou substancialmente suas perspectivas de permanência no campo e afetou negativamente o desenvolvimento de sua identidade campesina. A partir de seu envolvimento em atividades de educação contextualizada, a mesma reconstruiu sua ideia sobre o campo, sobra a agricultura familiar e sobre sua própria identidade, passando por um processo de fortalecimento que a faz ter orgulho do que sua família faz.

Biografia do Autor

  • Arabela Batista Araújo, Colégio Agrícola Vidal De Negreiros (CAVN),Universidade Federal Da Paraíba (UFPB),Centro De Ciências Humanas, Socías e Agrarias.
    Filha de Agricultor Familiar, Cursando Técnico Agrícola com habilitação em Agropecuária, no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros(CAVN).E militante do Movimento de Educação do Campo e Agroecologia(MECA).

Downloads

Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências