Conservação ambiental e sustentabilidade: o estudo de caso de um agroecossistemalocalizado na Flona-Caxiuanã, Melgaço, Pará
Resumo
A Floresta Nacional de Caxiuanã abrange alguns municípios os quais compõem comunidades tradicionais utilizando atividade quilombola e pratica agroextrativista como subsistência, as implicações dessas atividades em relação a sustentabilidade do ambiente e condições de vida são fundamentais para aplicação de novos métodos para avaliação da sustentabilidade no âmbito ambiental, social e técnico econômico. Método como MESMIS pode diagnosticar uma série de incitações a serem enfrentados pela gestão da FLONA e transmitir a comunidade, com base no processo cíclico e permanente de melhorias, pautados em atividades de estratégias de comercialização e capacitação da população local.Referências
BOFF, L. Ecologia, Grito da Terra, Grito dos Pobres. São Paulo: Ática, 1995.
JÚNIOR, G. S. Floresta Nacional de Caxiuanã. Recanto das letras, [s.l], 2012. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/2791244>. Acesso em 08 de dez. de 2014.
MASERA, O., et al. Sustentabilidad y Manejo de Recursos Naturales: El marco de Evaluación MESMIS. Mexico: MundiPrensa-GIRA-UNAM, 1999.
RESQUE, A. G. L. Processos de modificação e a sustentabilidade de agroecossistemas familiares em comunidade de várzea do município de Cametá – PA. 2012. 126f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico