Conhecimento ecológico das catadoras de mangaba: diversidade e manejo sustentado no povoado Caueira, SE.
Resumo
O conhecimento ecológico das catadoras de mangaba Hancoria speciosa Gomes revela uma adaptação a ecossistemas frágeis, garante alimento e renda as famílias. A rusticidade da mangaba é resultado de sua adaptação a solos arenosos de baixa fertilidade e a períodos de estiagem. Visa-se caracterizar as bases ecológicas de manejo e a dinâmica de trabalho e renda efetuadas pelas catadoras de mangaba de Itaporanga D,Ajuda. Foram realizadas 30 entrevistas semi-estruturadas, debates, caminhadas transversais e perfil histórico. Mulheres se dedicam a colheita seleção e comercialização (direta ou via atravessador) e os tratos culturais são manuais realizado pelos homens. No manejo não há utilização de queimadas, inseticidas, herbicidas e adubos químicos. O extrativismo da mangaba praticado no local é sustentável, pois gera renda, autonomia de insumos, biodiversidade e adaptação ecossistêmica. O conhecimento local agregado é dinâmico e consubstanciado no respeito ao ecossistema e a alimentação saudável.Referências
ARAUJO FILHO, José Coelho de et. al. Levantamento de reconhecimento de média de Intensidades dos solos da região dos Tabuleiros Costeiros e Baixada Litorânea do Estado de SE. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 1999.
BOEF, E.S. Biodiversidade, agricultura e conservação: conceitos e estratégias. In: BOEF, E.S., THIJSSEN, M.H., OGLIARI, J.B., STHAPIT, B.R. (org.) Biodiversidade e Agricultores: Fortalecendo o manejo comunitário: L&PM, 2007, Cap.2, p. 35-59.
BOEF, W. S. de; STHAPTI, Bhuwon; UPADHAYA, Madhusudan e SHRESTHA, Pretap. Estratégias de conservação em unidades de produção familiares. In: BOEF, Walter Simon de. Biodiversidades e agricultores: fortalecendo o manejo comunitário. Porto Alegre, RS: L&PM, 2007.
HANAZAKI, N. Comunidades, conservação e manejo: o papel do conhecimento ecológico local. Biotemas, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 23-47, 2003.
MACHADO, Altair T. Biodiversidade e agroecologia. In: BOEF, Walter Simon de. Biodiversidades e agricultores: fortalecendo o manejo comunitário. Porto Alegre, RS: L&PM, 2007.
FAO. Interacção do género, da agrobiodiversidade e dos conhecimentos locais ao serviço da segurança alimentar. Manual de formação, 2005.
LIMA, Isabela Lustz Portela; SCARIOT, Aldicir. Boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável da Mangaba. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2010. 68 p.
MOTA, D. M.; SVHMITZ, H.; SILVSA JÙNIOR, J. F: FERNANDES, T. Revista Agr. Fam. Belém, n.5/8, p.53-70, 2005/2008.
TOLEDO, Victor Manuel; BARRERA-BASSOLS, Narciso. A etnoecologia: uma ciência pós-normal que estuda as sabedorias tradicionais. In: Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 31-45, jul./dez. 2009. Curitiba: Editora UFPR.