Análise dos resíduos oriundos da avicultura e o seu processo de compostagem no Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Autores

  • Natália de Campos Oliveira Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Câmpus Pelotas-Visconde da Graça/IFSUL
  • Greice de Almeida Schiavon Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita 5º Coordenadoria Regional da Educação Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • Marcos Antônio Anciuti Professor no Câmpus Pelotas-Visconde da Graça / Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Aline Warnke Hipólito Mestranda no Programa de Pós Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água da Universidade Federal de Pelotas

Resumo

A avicultura é destaque na economia brasileira. Porém, as atividades do setor avícola geram um volume expressivo de resíduos orgânicos, provenientes de abates, aves mortas, troca da cama de aviário, dejetos de aves, ovos quebrados etc. O objetivo do trabalho foi realizar um diagnóstico dos resíduos de aves e avaliar in loco a eficiência do processo de compostagem para a degradação dos resíduos oriundos do setor avícola do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça. O método mais adequado para dispor esses resíduos é por meio da compostagem. Esse processo ocorreu em dois momentos, primeiramente, em uma composteira para supressão das aves e logo após, em leiras, para a obtenção do composto orgânico. Com isso, a compostagem de aves é a alternativa mais viável para o produtor, além de ser sustentável, tem um custo baixo.

Biografia do Autor

  • Natália de Campos Oliveira, Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Câmpus Pelotas-Visconde da Graça/IFSUL
    Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Câmpus Pelotas-Visconde da Graça/IFSUL
  • Greice de Almeida Schiavon, Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita 5º Coordenadoria Regional da Educação Governo do Estado do Rio Grande do Sul
    Bacharel em Ecologia Licenciatura em Ciências Biológicas Mestre em Agronomia (Sistemas de Produção Agrícola Familiar/UFPEL) Professora do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça de 2012-2014
  • Marcos Antônio Anciuti, Professor no Câmpus Pelotas-Visconde da Graça / Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
    Professor no Câmpus Pelotas-Visconde da Graça / Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Referências

GRAVES, R.E; HATTEMER, G.M; STETTLE, D; KRIDER, J.N; CHAPMAN, D: United States Departament of Agriculture Natural Resources Conservation Service. Environmental engineering - national engineering handbook. Part 637, Chapter 2: Composting Environmental Engineering – National Engineering Handbook. Washington, 2000.

MORAES, Luciana de Mattos; JUNIOR, Durval Rodrigues de Paula: Gerenciamento de Resíduos de Abatedouro de Aves: Alternativas de Manejo e Tratamento. Rio de Janeiro – RJ,1999.

OLIVEIRA ,Emídio C.A; SARTORI, Raul H; GARCEZ, Thiago B: Compostagem. Piracicaba –São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Compostagem_000fhc8nfqz02wyiv80efhb2adn37yaw.pdf >. Acesso em: 14 dez. 2013.

PAIVA, Ed. C.R: Avaliação da Compostagem de Carcaças de Frango pelos Métodos da Composteira e Leiras Estáticas Aeradas. Viçosa - MG, 2008.

PEREIRA, Luiz: Curso de compostagem de resíduos orgânicos. Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais- CETEC- Belo Horizonte, 2004. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAn0UAA/compostagem-residuos-organicos. Acessado em: 21 dez. 2013.

Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS: lei 12.305/2010.

VALENTE, B.S; XAVIER, E.G.; MORSELLI, T.B.G.A; JAHNKE, D.S.; BRUM, B. de S. Jr; B.R. Cabrera;, MORAES, P. de O; LOPES D.C.N. Fatores que afetam o desenvolvimento da compostagem de resíduos orgânicos. Pelotas-RS, 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2