Avaliação do uso de resíduo de húmus líquido na produção de mudas de alface

Autores

  • Pedro Paulo Gonçalves Zanini
  • Wilson Itamar Godoy
  • Fernanda Daniela Brandelero
  • Jéssica Cardoso
  • Talita Slota Kutz

Resumo

Avaliou-se o efeito de diferentes doses de resíduo de húmus líquido, a fim de identificar a dose ideal a ser incorporado ao substrato para a produção de mudas de alface em 2 anos consecutivos. Os tratamentos foram dispostos em delineamento inteiramente casualizado com 4 repetições e 6 tratamentos, sendo as doses testadas as seguintes: No primeiro ano (0, 5, 10, 15, 20 e 25% de resíduo de húmus líquido) e no segundo ano (0, 10, 20, 30, 40 e 50% de resíduo de húmus líquido complementado com um substrato comercial). Foram avaliadas as variáveis altura da planta, área foliar, fitomassa seca da parte aérea e número de folhas aos 30 dias após a semeadura. Verificou-se que no primeiro ano, os efeitos apresentados ocorreram através do aumento das concentrações nas doses de 20 e 25% de resíduo, enquanto que no segundo ano, com o aumento das doses observou-se um aumento com tendência linear crescente da altura da planta, área foliar e fitomassa seca da parte aérea em função das doses aplicadas.

Referências

SCHIEDECK, G.; ERNANI, J. S.; MEDEIROS, M. G.; ALMEIDA, G. S. Preparo e uso de húmus líquido: opção para adubação orgânica em hortaliças. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2008. 1-2 p. (Embrapa Clima Temperado. Comunicado Técnico,195).

SEDIYAMA, M. A. N.; SANTOS, I. C.; LIMA, P. C. Cultivo de hortaliças no sistema orgânico. Rev. Ceres vol. 61 supl. Viçosa nov./dez.2014.

SILVA, F. DE A. S. E. & AZEVEDO, C. A. V. DE. Versão do programa computacional Assistat para o sistema operacional Windows. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v.4,n.1, p71-78,2002.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>