Produção de milho verde com o uso de biofertilizantes líquidos no Submedio São Francisco
Resumo
A adubação é um fator limitante da produção, principalmente quando direcionada ao cultivo de oleráceas de grande importância, a exemplo do milho verde, que é um produto bastante aceito no mercado e comercializado em todas as regiões do Brasil, problema este que pode ser reduzido com a utilização de biofertilizantes líquidos, com eficiência comprovada cientificamente e demonstrando ser uma alternativa viável. Com o objetivo de avaliar o desempenho agronômico do milho verde, foi realizado no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia um experimento com doses crescentes de biofertilizantes líquidos aplicados via solo e via foliar. Ao fim do experimento observou-se que as plantas submetidas ao tratamento de 0,84 L apresentaram os melhores resultados nas condições avaliadas.Referências
ARAUJO, J. F. Adubação organomineral e biofertilização líquida na produção de frutos de pinha (Annonasquamosa L.) no submédio São Francisco. 2007.115p. Tese (Doutorado)- UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS, Botucatu, 2007.
BEZERRA, L.L.; SILVA FILHO, J.H.; ANDRADE, D. F. R.; MADALENA, J.A.S. Avaliação da aplicação de biofertilizante na cultura do milho: crescimento e produção. Revista Verde, Mossoró, v.3, n.3, p.131-139, 2008.
SANTOS. M. R.; etal.Produção de milho-verde em resposta ao efeito residual da adubação orgânica do quiabeiro em cultivo subsequente .Revista Ceres, Viçosa, v. 58, n.1, p. 77-83, 2011
PINHO, L.; PAES, M. C. D.; ALMEIDA, A. C.; COSTA, C. A. Qualidade de milho verde cultivado em sistemas de produção orgânico e convencional. Revista Brasileira de Milho e Sorgo 7: 279-29, 2008.