Alternância Pedagógica em Breves - Pará: Uma Educação com enfoque agroecológico
Resumo
RESUMO O presente trabalho foi construído com base nos resultados da pesquisa realizada em cinco comunidades (São Sebastião do Aramã, São Sebastião do Mapuá, Bom Jesus, Santa Rita do Cumarú e Comunidade São Domingos) com quinze famílias de ex-alunos e ex-alunas da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Breves (CFR). A proposta do estudo foi identificar como os jovens que concluíram seus estudos na referida Instituição de Ensino estão atuando e contribuindo na adoção de práticas agroecológicas nos sistemas produtivos familiares juntos as organizações sociais; e verificar as perspectivas das famílias e dos jovens agora formados/as em Técnicos em Florestas.Referências
SOUZA, M. A. Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008.
LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96/ Inciso com redação dada pela Lei nº 12.020, de 27-8-2009.
CAPORAL,F.R.;COSTABEBER.J.A.;PAULUS,G. Agroecologia como matriz disciplinar para um novo paradigma de desenvolvimento rural. In: Congresso Brasileiro de Agroecologia, 3.,Florianópolis. Anais... Florianópolis: CBA, 2005.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico