Percepção dos alunos da graduação da UFRPE-UAG quanto ao bem-estar de animais de produção
Resumo
Há algum tempo a questão do bem-estar animal vem surgindo e vem sendo levantada pela forma como os animais de produção eram e ainda são tratados em diversas propriedades. Objetivou-se com esse trabalho mostrar a percepção que alunos dos cursos de graduação das agrárias sobre as formas de criação adotadas e suas influências na qualidade de vida dos animais e saber ainda se eles consumiriam produtos de origem animal de animais que tivessem passado por sofrimento. Esse trabalho foi realizado com o apoio do Núcleo e Centro Vocacional AGROFAMILIAR (MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq; 81/2013), na Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns com os alunos da graduação por meio de questionários, dos quais foram avaliados utilizando a pesquisa qualitativa e a estatística descritiva em algumas questões. Os resultados mostraram o quanto a compreensão sobre bem estar é superficial, mesmo nos alunos que estão próximos de concluir seus cursos, levando-nos a concluir que a universidade precisa dá maior ênfase a essa questão para que os alunos possam estar preparados a lidar com essa situação no mercado de trabalho.Referências
ANUNCIAÇÃO, A. R. A., et al. Bem estar dos animais de produção: percepção dos criadores, tratadores, consumidores, docentes e acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão. Maranhão.
BEZERRA, A.C. et al. O bem estar na percepção de alunos do ensino fundamental da vila florestal em Lagoa Seca – PB. CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Set. 2014.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa, tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p. 20-29, Mai./Jun. 1995.
LUNA, S. P. L. Dor, senciência e bem-estar em animais. Ciênc. vet. tróp., Recife - PE, v. 11, suplemento 1, p. 17-21, abril – 2008.
MOLENTO, C. F. M. Bem-estar animal: qual é a novidade? Acta Scientiae Veterinariae. 35(Supl 2), s224-s226, 2007.
NORDI, W.M. et al. Percepção e atitude em relação ao bem-estar de animais de produção em Curitiba, Paraná. Curitiba – PR.
QUEIROZ, M. L. V. et al. Percepção dos consumidores sobre o bem-estar dos animais de produção em Fortaleza, Ceará. Revista Ciência Agronômica, v. 45, n. 2, p. 379-386, abr-jun, 2014.