Um diagnóstico sobre o estudo das plantas medicinais no ensino de ciências
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar conhecimentos populares de estudantes do 7° ano do ensino fundamental, acerca o tema plantas medicinais, buscando perceber a significância do assunto para vida desses sujeitos, bem como avaliar as relações do tema com o ensino de ciências. A pesquisa ocorreu no mês de maço de 2015, durante as aulas da disciplina de ciências. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados encontrados revelam que os estudantes possuem conhecimentos relevantes sobre algumas espécies medicinais. Além disso, o principal meio pelo qual os mesmos adquiriram essas informações foi através da própria cultura familiar. Portanto, verificou-se que esses conhecimentos vêm sendo repassados de uma geração para outra. Em relação à aplicação do tema no ensino de ciências, percebeu-se que os estudantes demonstraram bastante interesse e entusiasmo durante as discussões e questionamentos realizados.Referências
NUNES, J.D; MOURA, M.Z.D. Plantio de uma horta de plantas medicinais na escola estadual Dr. José de Grisolia. Revista de Biologia e Farmácia. Vol. 1, N.1, 2007.
OLIVEIRA, I.B. Reflexões acerca da organização curricular e práticas pedagógicas na EJA. Revista Educar, n. 29, p.83-100, Curitiba: UFPR, 2007.
VEIGA JUNIOR, V.F. et al. Plantas medicinais: a necessidade de estudos multidisciplinares. Química Nova, São Paulo, v.25, p. 429-438, 2002.
OLGUIN, C.F.A. et al. Plantas medicinais: estudo etnobotânico dos distritos de Toledo e produção de material didático para o ensino de ciências. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 29, n.2, p. 205-209, 2007.
KOVALKI, M. L.; OBARA, A. T. O estudo da etnobotânica das plantas medicinais na escola. Ciência e Educação, Baurú, v. 19, n. 4, p. 911-927, 2013.