Sistemas diversificados de cultivos como estratégia de transição agroecológica do agricultor familiar no município de bujaru, nordeste paraense.

Autores

  • Zaqueu Rodrigues da Poça IFPA/CAMPUS CASTANHAL
  • John Clayton do Vale Modesto IFPA/CAMPUS CASTANHAL
  • Maria Suzane Lavareda de Oliveira IFPA/CAMPUS CASTANHAL
  • Raimundo Nonato da Silva IFPA/CAMPUS CASTANHAL
  • Antônio Frederico de Sousa bittencourt IFPA/CAMPUS CASTANHAL

Resumo

O trabalho tem como objetivo avaliar o sistema de cultivo de uma família e suas relações sociais, econômicas e ambientais que o sistema oferece aos seus familiares, apontando suas potencialidades e fragilidades. A importância de se conhecer e dominar este tipo de agricultura é garantir uma produção de alimentos mais sustentáveis e saudáveis, visto que, suas cadeias produtivas correspondem a 10% de todo o PIB do Brasil. Para a realização desta pesquisa, optou-se pelo método estudo de caso, adotando técnicas de observação direta e participativa, realização de entrevista por meio da aplicação de questionário socioeconômico semiestruturado, registro fotográfico e a confecção do mapa da propriedade. A propriedade possui 75 hectares e 12 sistemas de cultivos diversificados, localizada no município de Bujaru, Nordeste Paraense. Onde foram observados consórcios e associações de plantas utilizando-se de práticas agroecológicas e tradicionais na produção de alimentos.

Referências

BASTOS, T. X. O estudo atual dos conhecimentos das condições climáticas da Amazônia Brasileira. In: INSTITUTO DE PESQUISA AGROPECUÀRIA DO NORTE, Belém, PA. Zoneamento Agrícola da Amazônia; 1ª aproximação: Belém, 1972. p.68- 122. (IPEAN. Boletim Técnico, 54).

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Análise multidimensional da sustentabilidade:Uma proposta metodológica a partir da Agroecologia. In:

GREENWOOD, E. Metodologia de la Investigacion Social.Buenos Aires: Paidós, 1973.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Censo demográfico 2010. Disponível em <http://cidades.ibge.gov.br/http://cod.ibge.gov.br/UYH>. Acesso em 22 de setembro de 2014.

ROCKENBACH, O. C. Análise biosocioeconómico del componente florestal em uma exploración agrosilvopastoril em el área de Turrialba. Costa Rica, CATIE, TURRIALBA, 1980. 13p.

RODRIGUES, T. E; SANTOS, P. L. dos; SILVA, J. M. L. da; VALENTE, M. A.; REGO, R. S.; SANTOS, E. da S.; ROLIM, P. A. M.; PEREIRA, I. C. B. Caracterização e classificação dos solos do município de Bujaru, Estado do Pará. Belém: Embrapa Amazônia Oriental. Relatório técnico, 2001.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)