Pedagogia da Alternância – A experiência do curso de Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis (UFSCar/Pronera)

Autores

  • Paulo Rogério Lopes ESALQ-USP
  • Fernando Silveira Franco UFSCar
  • Marcelo Nivert SCHLINDWEIN UFSCar
  • Ismail Barra Nova Melo UFSCar
  • Silvio César Moral Marques UFSCar

Resumo

O relato de experiência tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos, metodológicos e pedagógicos do curso de Agronomia com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba - SP. O curso teve início no ano de 2009 e encontra-se em andamento. Este trabalho foi desenvolvido com base na experiência dos autores que atuam como professores e mediadores do curso (monitores), nos referenciais teóricos da Agroecologia e na legislação em vigor. Verifica-se que curso tem procurado oferecer uma qualificação profissional diferenciada que contemple a interação entre as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, integrando o universo dos agricultores familiares assentados no Estado de São Paulo e a formação solidificada na ciência Agroecologia, por meio da adoção da Pedagogia da Alternância como uma proposta inovadora de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Paulo Rogério Lopes, ESALQ-USP
    Professor mediador do curso de Agronomia – Universidade Federal de São Carlos/ Pesquisador ESALQ-USP
  • Fernando Silveira Franco, UFSCar
    Professor
  • Marcelo Nivert SCHLINDWEIN, UFSCar
    Professor
  • Ismail Barra Nova Melo, UFSCar
    UFSCar
  • Silvio César Moral Marques, UFSCar
    Professor

Referências

SILVA, L. H. Educação do campo e pedagogia da alternância: a experiência brasileira. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 5, jan/abr, 2007.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>