Construindo o saber agroecológico: a experiência do Centro Vocacional Tecnológico de São Paulo
Palavras-chave:
Metodologia participativa, Educação em Agroecologia, HolísticaResumo
O presente relato conta a experiência com processos educativos do Grupo Timbó de Agroecologia, enredado na organização de cursos realizados através do projeto CVT (Centro Vocacional Tecnológico), referente ao Edital 81/2013, proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA junto ao Ministério da Ciência Tecnologia e Informação- MCTI; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; Ministério da Educação – MEC; Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq. Os eventos realizados buscaram, através de metodologias participativas, associar ensino, pesquisa e extensão. Os temas trabalhados nesses cursos tiveram, em geral, teoria e prática considerando aplicação em campo junto aos agricultores, ressaltando, assim, a importância da abordagem holística na construção da Educação em Agroecologia. Como resultado houve o amadurecimento e fortalecimento do Grupo Timbó e os espaços realizados favoreceram o crescimento da rede de pessoas que formam a base dessa luta, considerando ainda que o trabalho educacional está em contínua construção dentro do movimento agroecológico.