Preparado Homeopático de Calcário de Conchas no Manejo de Tripes, Thrips tabaci Lind., e Sua Relação com a Produtividade de Cebola em Sistema Orgânico.

Autores

  • Paulo Antonio de Souza Gonçalves Epagri
  • Pedro Boff Epagri
  • Mari Inês Carissimi Boff Epagri

Palavras-chave:

inseto, Allium cepa, homeopatia, agricultura orgânica, agroecologia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do preparado homeopático de calcário de conchas sobre a incidência de tripes, Thrips tabaci Lind., e produtividade da cultura da cebola em sistema de produção orgânico com redução de adubação fosfatada. O experimento com delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições e utilizando a cultivar de cebola Crioula Alto Vale Epagri 362, foi conduzido na área experimental da Estação Experimental da Epagri/Ituporanga, SC. Os tratamentos compostos pelo foram o preparado homeopático de calcário de conchas nas potências 6, 12 e 30CH (CH, diluição centesimal hahnemanniana) e testemunha sem aplicação. As potências do preparado homeopático e a incidência do número médio de ninfas/planta apresentou como modelo de ajuste uma equação cúbica, y = -0,0059x3 + 0,2407x2 - 2,0773x + 14,275, R2 = 0,64, e não influenciou as demais variáveis. A relação entre a incidência do inseto e produtividade não apresentou um modelo homogêneo.

Biografia do Autor

  • Paulo Antonio de Souza Gonçalves, Epagri
    Eng. Agr. nascido em Machado, MG. Graduado em Agronomia em 1985 pela UFLA, Lavras, MG. Mestre em Entomologia em 1985 pela UFLA, Lavras, MG. Dr. em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar, São Carlos, SP. Atua desde 1990 em pesquisa agropecuária na Epagri, Estação Experimental de Ituporanga. Desde 1996 desenvolve trabalhos em agroecologia. Além da pesquisa agropecuária presta apoio técnico e assessoria em agroecologia a agricultores familiares da região do Alto Vale do Itajaí, SC. Atua também em orientação de estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de agroecologia e entomologia agrícola.
  • Pedro Boff, Epagri
    Eng. Agr., PhD., Pesquisador da Epagri/Estação Experimental de Lages, atua em agroecologia, fitopatologia e homeopatia vegetal, professor credenciado junto ao Mestrado de Produção Vegetal CAV/UDESC.
  • Mari Inês Carissimi Boff, Epagri
    Eng. Agr., PhD., professora do CAV/UDESC, atua em agroecologia, entomologia, fitoterapia, e homeopatia vegetal, professora credenciado junto ao Mestrado de Produção Vegetal CAV/UDESC.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>