Cidadania, Solidariedade e Agroecologia no Asilo Lar das Servas de Maria localizado em Cáceres, MT, Brasil.

Autores

  • Vanessa Cristina de Almeida Theodoro Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Santino Seabra Júnior Universidade do Estado do Mato Grosso

Palavras-chave:

Olericultura, manejo agroecológico, interdisciplinaridade.

Resumo

A busca do aprimoramento dos processos didático-pedagógicos desenvolvidos na UNEMAT, no curso de Agronomia, foi idealizada neste trabalho visando a aplicação dos conhecimentos em Agroecologia, na construção de profissionais mais humanistas e com visão holística da agricultura. A experiência foi vivenciada no Asilo Lar Servas de Maria em Cáceres/MT, durante um ano e meio (de 08/2007 a 12/2008), capacitando tecnicamente os acadêmicos a conduzirem o quintal agroflorestal do asilo, através da interdisciplinaridade das disciplinas de Olericultura e Sistemas Agroflorestais, com reflexos positivos no desenvolvimento da cidadania e solidariedade. Os acadêmicos introduziram novas espécies de condimentos, plantas medicinais e olerícolas, bem como realizaram manejos nas espécies frutíferas. Alguns acadêmicos desenvolveram a capacidade de dar atenção e afeto aos idosos tornando a experiência de vivenciar esse trabalho muito gratificante e edificante no seu caráter espiritual.

Biografia do Autor

  • Vanessa Cristina de Almeida Theodoro, Universidade do Estado do Mato Grosso
    Engenheira agronôma pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia, Doutorado em Fitotecnia/Agroecologia, Especialista em Solos e Meio Ambiente, Professora Adjunta da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT/Cáceres), ministra as disciplinas de Sistemas Agroflorestais, Fitotecnia II (culturas perenes) e Manejo da Vegetação Espontânea no curso de Agronomia.
  • Santino Seabra Júnior, Universidade do Estado do Mato Grosso
    Engenheiro Agronômo, Professor adjunto da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT/Cáceres), Doutor em Fitotecnia/Olericultura

Downloads

Publicado

2009-12-31