Planejamento Agroflorestal Participativo na Região dos Faxinais de Prudentópolis, PR.

Autores

  • Fernando Silveira Franco universidade federal de são carlos
  • Vania Mara Moreira dos Santos ING - Instituto Guardiães da Natureza
  • José Aderli Paes de Camargo ING - Instituto Guardiães da Natureza
  • Marcela Tatiana Schirlo ING - Instituto Guardiães da Natureza

Palavras-chave:

Sistemas Agroflorestais, Metodologias Participativas, Sustentabilidade

Resumo

Os sistemas agroflorestais podem ser considerados práticas antigas, porque são utilizados há muito tempo por agricultores tradicionais e populações indígenas em diversas regiões do mundo. Por outro lado são modernos enquanto área de conhecimento e pesquisa principalmente nos meios acadêmicos, por se aproximarem muito do ideal de desenvolvimento sustentável, muito discutido atualmente. Desta forma, o presente trabalho busca relatar a linha metodológica utilizada para a sensibilização e planejamento participativo de sistemas agroflorestais adaptados às condições sócio-ambientais na região dos faxinais de Prudentópolis-PR. O processo participativo de construção dessas experiências resultou em um desenho diferente a cada implantação realizada, pois levou em consideração os objetivos do agricultor que estava implantando o sistema em sua propriedade, as características de cada local, e o conhecimento de manejo do agricultor. Além disso, pode-se citar a rica troca de experiência entre os agricultores e técnicos presentes, e a valorização dos saberes tradicionais, o que poderá contribuir para continuidade e sustentabilidade dos sistemas implantados.

Biografia do Autor

  • Fernando Silveira Franco, universidade federal de são carlos
    Engenheiro Florestal, formado em Viçosa - MG, onde começou a trabalhar com Agroecologia, especificamente Sistemas Agroflorestais, junto a agricultores familiares e entidades não governamentais. Tendo feito mestrado e doutorado nesta memsa linha, também em Viçosa. Tem apoiado como consultor, projetos de desenvolvimento rural de organizações governamentais e não governamentais em vários estados do Brasil. Atualmente é professor na UFSCar - Campus de Sorocaba, nos Cursos de Engenharia Florestal e Biologia, na área de Sistemas Agroflorestais."
  • Vania Mara Moreira dos Santos, ING - Instituto Guardiães da Natureza
    Advogada, coordenadora do ING e dos projetos executados pela entidade.
  • José Aderli Paes de Camargo, ING - Instituto Guardiães da Natureza
    Agricultor Familiar Biodinâmico, assentado da reforma agrária em Prudentópolis, onde pratica agricultura biodinâmica e atua como multiplicador junto a outros agricultores em projetos do ING, onde faz parte da diretoria.
  • Marcela Tatiana Schirlo, ING - Instituto Guardiães da Natureza
    Biólogo, técnica responsável pela execução dos projetos do ING do ING.

Downloads

Publicado

2009-12-31