Levantamento de Aspectos Históricos da Produção Leiteira no Processo de Ocupação do Cerrado Goiano.

Autores

  • Aelton Brito Silva Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA
  • Ana Paula Neves Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA
  • Joelma Gomes de Queiroz Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA

Palavras-chave:

Bovinocultura, Campesinato, Cerrado.

Resumo

Este trabalho analisa aspectos históricos que indicam a importância da produção leiteira na reprodução do campesinato no Cerrado goiano, em especial nas comunidades Retiro, Município de Goiás, e Retiro Velho, Município de Itapirapuã. Para essa análise utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva e exploratória, de caráter qualitativo através de entrevistas semi-estruturadas, além do resgate histórico da produção leiteira desde a inserção econômica dos bovinos, até a atual situação da produção familiar no Estado. A produção leiteira é a atividade produtiva de maior expressão nas unidades de produção estudadas, entretanto, a matriz tecnológica com interesses mercadológicos vem submetendo estas famílias a tornarem-se dependentes de recursos externos. Dentro deste contexto surge a agroecologia, como uma opção às famílias camponesas, capaz de articular os aspectos sociais, econômicos e ecológicos dentro de novas relações de produção e de consumo.

Biografia do Autor

  • Aelton Brito Silva, Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA
    Aelton Brito Silva (aeltonbrito@yahoo.com.br). Educando do Curso Tecnólogo em Agroecologia da Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA em parceria com a Universidade Federal do Paraná – UFPR e Instituto Federal do Paraná - IFPR, turma 2005/2009. Filho de agricultores do Estado de Goiás. Área do conhecimento para pesquisa: Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia. Endereço: ELAA/ Assentamento Contestado S/N CEP: 83750-000 Lapa/Paraná/Brasil.
  • Ana Paula Neves, Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA
    Ana Paula Neves: Médica Veterinária, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina - PGA/UFSC, turma 2007/2009. Orientadora e educadora na Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA. Endereço: ELAA/ Assentamento Contestado S/N CEP: 83750-000 Lapa/Paraná/Brasil. Contato: (41) 9959-1131 E_mail: anapaulalica@yahoo.com.br
  • Joelma Gomes de Queiroz, Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA
    Joelma Gomes de Queiroz (joemagq@hotmail.com). Educanda do Curso Tecnólogo em Agroecologia da Escola Latino Americana de Agroecologia - ELAA em parceria com a Universidade Federal do Paraná – UFPR e Instituto Federal do Paraná - IFPR, turma 2005/2009. Filha de agricultores do Estado do Paraná. Endereço: ELAA/ Assentamento Contestado S/N CEP: 83750-000 Lapa/Paraná/Brasil.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)