Interfaces da Agricultura Tradicional Quilombola com a Agroecologia: Analise da Agricultura em Comunidades Quilombolas do Município Paranaense de Adrianópolis.

Autores

  • Lourival Moraes LMF Fidelis FEAGRI/UNICAMP
  • Eduardo Harder UFPR-Setor Litoral
  • Silvana Cassia Hoeller UFPR-Setor Litoral
  • Aline Felipe Instituto Agroecológico

Palavras-chave:

Negros do Ribeira, Remanescentes de Quilombos, Questão Racial, Questão Quilombola, Territórios Quilombolas

Resumo

A agricultura Quilombola do Vale do Ribeira paranaense, sua cultura e ritos etnicamente referenciados é um tema que merece atenção. Os Quilombolas sofrem com monoculturas que não se prestam à alimentação humana, sobretudo numa região onde se concentram 11 comunidades Quilombolas e negras rurais. Este artigo é resultado de uma monografia de especialização promovida, entre 2005 e 2007 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O foco foi o Quilombo João Surá em Adrianópolis. Os objetivos centraram-se no estudo da cultura ligada à agricultura; estabelecimento de pontos e co-relações entre a Agricultura do Quilombo e a Agroecologia e o estudo da história da comunidade. A metodologia baseou-se na Pesquisa Qualitativa: levantamento de dados secundários, caminhadas e questionários semi - estruturados. Como resultado, observou-se que o Quilombo tem eficiência energética no seu sistema agrícola, produzem suas sementes e é independente de insumos modernos.

Biografia do Autor

  • Lourival Moraes LMF Fidelis, FEAGRI/UNICAMP
    Engenheiro Agrônomo, Especialista em Educação do Campo e Agricultura Familiar e Camponesa - UFPR, Extensionista e técnico em Agroecologia ATER/Quilombola, associado do Instituto Agroecológico. Mestrando da FEAGRI/UNICAMP na linha de pesquisa Desenvolvimento Rural Sustentável.
  • Eduardo Harder, UFPR-Setor Litoral
    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000) e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2005) . Atualmente é Professor da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Direito , com ênfase em Teoria do Direito.
  • Silvana Cassia Hoeller, UFPR-Setor Litoral
    Possui mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de agroecologia, educação e comunidades tradicionais, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, interdisciplinaridade, educação, complexidade e litoral.
  • Aline Felipe, Instituto Agroecológico
    Engenheira Agrônoma pela UFPR. Extensionista e técnico em Agroecologia, ATER/Quilombola, associado do Instituto Agroecológico. Estudante de Pós-Graduação/Especialização em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Faculdade Internacional de Curitiba - UNINTER.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)