Manejo Florestal Sustentável da Caatinga: Adequação Ambiental e Produção de Energia Agroecológica em Projetos de Assentamento e Propriedades Coletivas do Plano Nacional de Reforma Agrária.

Autores

  • JOÃO PAULO FERREIRA DA SILVA Associação Plantas do Nordeste - APNE

Palavras-chave:

caatinga, desenvolvimento, reforma agrária

Resumo

Os números da reforma agrária no Brasil, há alguns anos, vêm crescendo rapidamente e da mesma forma ocorre na região Nordeste. Para o estabelecimento dessas famílias no campo, torna-se necessário o desenvolvimento de práticas sustentáveis, que contribuam para a geração de emprego e renda de acordo com princípios ambientalmente corretos. O Manejo Florestal da Caatinga, nas suas mais variadas formas, apresenta-se como uma alternativa viável e sustentável que assegura, não só a melhoria das questões socioeconômicas, mas promove benefícios ambientais importantes para toda a sociedade. Este trabalho retrata a experiência do manejo florestal desenvolvida em 13 áreas do Plano Nacional de Reforma Agrária localizadas no semi-árido pernambucano. O objetivo do projeto é prover a produção de energia renovável em bases agroecológicas, além de serviços ambientais para a sociedade.

Biografia do Autor

  • JOÃO PAULO FERREIRA DA SILVA, Associação Plantas do Nordeste - APNE
    Sou Engenheiro Florestal formado pela UFRPE em 2006, trabalho a três anos na Associação Plantas do Nordeste - APNE. Pesquisamos a dinâmica da vegetação da caatinga em seu mais variados aspectos, promovemos a adequação ambiental (georreferenciamento do uso e ocupação do solo, averbação de Reserva Legal e identificação em campo de APP)e implementamos de planos de manejo em projetos de assentamentos no semi-árido, pesquisas sociais, capacitações, intercâmbio, diagnósticos participativo com produtores assentados e elaboração de material didático com os resultados das pesquisas e tecnologias desenvolvidas.

Downloads

Publicado

2009-12-31