A Importância da Adoção de Técnicas de Geoprocessamento no Planejamento Agroecológico de Propriedades Rurais Familiares

Autores

  • Manuela Rodrigues Paz
  • Francelle Antunes França
  • Carlos Loch

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Agroecologia, Planejamento Territorial Rural, Sistemas de Informações Geográficas, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

A aplicação de práticas agroecológicas está intimamente ligada a pluriatividade que caracteriza a agricultura familiar, sendo importante fortalecer essa agricultura, através da adoção de tecnologias que promovam ambientes ecologicamente equilibrados, economicamente viáveis e socialmente justos. Diante desse contexto, o estudo tem como objetivo demonstrar a eficiência da aplicação de técnicas do Geoprocessamento na gestão territorial rural, visando à sustentabilidade de propriedades agrícolas familiares.

Biografia do Autor

  • Manuela Rodrigues Paz
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) . Especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras e Mestranda em Cadastro Tecnico Multifinalitário e Gestão Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina.Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo e Gestão Ambiental. Bolsista CNPq.
  • Francelle Antunes França
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) . Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Bioenergia.
  • Carlos Loch
    Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1979), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1988). É professor da UFSC desde 1982, sendo prof Titular desde 1993 na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial. Atualmente é consultor ad hoch de varias revistas, entre elas, da Universidade Federal de Viçosa, consultor ad hoc da Universidade do Estado de Santa Catarina, consultor ad-hoc da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, membro titualr da comissão de cadastro e gestão territorial da Sociedade Brasileira de Cartografia, diretor executivo da Rede de Tecnologia Aeroespacial e Cartografica, representante estrangeiro - Deutsche Geodätische Kommission. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: cadastro técnico multifinalitário, cadastro e planejamento urbano, geoprocesamento como ferramenta de gestão ambi, cadastro multifinalitario/ novas tecnologias e cadastro técnico multifinalitário.

Downloads

Publicado

2009-12-31