Patogenicidade do Fungo Metarhizium anisopliae (Metsch) Sorok em Diferentes Concentrações sobre Cornitermes cumulans (Kollar, 1832) (Isoptera: Termitidae).

Autores

  • Karinelle Lima de Figueirêdo UEMA
  • Raimunda Nonata Santos de Lemos UEMA
  • Antonia Alice Costa Rodrigues UEMA
  • Nadiane Aparecida Pereira de Souza UEMA
  • Keneson Klay Gonçalves Machado UEMA

Palavras-chave:

Controle Biológico, Entomopatógeno, cupins.

Resumo

Alguns trabalhos utilizando Metarhizium anisopliae associado a outras substâncias no controle de cupins oferecem bons resultados, sendo que poucos trabalhos registram a eficiência do fungo sem associações. O objetivo deste trabalho foi verificar a ação patogênica de diferentes concentrações do fungo M. anisopliae (Metsch) Sorok sobre Cornitermes cumulans. Os tratamentos utilizados foram as suspensões de 1x10¬¬¬5, 1x106, 1x107 e 1x108 conídios/mL e a testemunha (água destilada). As avaliações foram realizadas diariamente durante sete dias, após a inoculação, através da contagem do número de cupins mortos. As concentrações de M. anisopliae mais eficientes no tratamento de C. cumulans foram 1x106, 1x107 e 1x108 conídios/mL com 54,54 %, 56,56%, 84,84% de eficiência, respectivamente, a partir do quarto dia de avaliação. O fungo M. anisopliae apresenta potencial para ser empregado no controle biológico de cupins.

Biografia do Autor

  • Karinelle Lima de Figueirêdo, UEMA
    Graduanda em Agronomia, desenvolvendo trabalhos na área de Entomologia, com controle Biológico de cupins. Atualmente estagiária de Meio Ambiente da AMBEV.
  • Raimunda Nonata Santos de Lemos, UEMA
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1987), mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo Integrado de Pragas, atuando principalmente nos seguintes temas: Lagarta-do-cartucho, Mosca-branca, Mosca-negra-dos-citros, Controle químico e Controle alternativo de pragas.
  • Antonia Alice Costa Rodrigues, UEMA
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1995), graduação em Artes Práticas Habilitação em Técnicas Agrícolas pela Universidade Federal do Maranhão (1987), mestrado em Fitossanidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003). Atualmente é professor adjunto II e Coordenadora de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fusarium oxysporum, mecanismos de defesa, indução de resistência
  • Nadiane Aparecida Pereira de Souza, UEMA
    Graduando curso de agronomia, desenvolve trabalhos em ciência do solo e extensão. Atualmente estagiária do Labex - Laboratório de Extensão da UEMA, no Projeto de Intervivência Universitária.
  • Keneson Klay Gonçalves Machado, UEMA
    Graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão, bolsista de iniciação científica CNPq. Tem experiência na área de Agronomia, com enfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo da Biologia e Controle da lagarta-do-cartucho do Milho (Spodoptera frugiperda), Controle Biológico do Percevejo-do-Colmo (Tibraca limbativentris), Controle Alternativo de Pragas e Estudos Relacionados à Mosca-Negra-dos-Citrus (Aleurocanthus woglumi).

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)