Percepção social dos educandos de Escolas Família Agrícola acerca de sua realidade

Autores

  • Marivaldo Aparecido de Carvalho Carvalho UFVJM
  • Aremita Vieira dos Reis Reis UFVJM

Palavras-chave:

agroecologia, agricultura familiar, educação do campo, Pedagogia da alternância

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida em duas Escolas Família Agrícola em Itinga (MG), comunidade Jacaré e em Turmalina (MG), na qual investigou-se a percepção dos/as educandos/as em relação a sua realidade. O objetivo geral foi verificar as influencias do modelo educacional das Escolas Família Agrícola (EFA’s) na formação dos/as adolescentes e jovens do campo, a partir da sua percepção social, além disso buscou-se também determinar a contribuição da agroecologia no aprendizado e na permanência do jovem no ambiente rural. Para esse estudo foram utilizadas informações de redações elaboradas pelos/as educandos/as, tendo como sugestão temática a própria agenda escolar utilizada nas EFA’s. Verificou-se que os textos revelaram o imaginário que estes jovens possuem de seus projetos de futuro, a influência das EFAs e a oportunidade de prática da agroecologia no ambiente escolar e familiar. Apoio do CNPq.

Biografia do Autor

  • Marivaldo Aparecido de Carvalho Carvalho, UFVJM
    Professor de Antropologia Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. Doutor em Sociologia e Especilista em Etnologia Indígena pela UNESP
  • Aremita Vieira dos Reis Reis, UFVJM
    Engenheira Florestal pela UFVJM

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Publicado

2009-12-31