Percepção social dos educandos de Escolas Família Agrícola acerca de sua realidade
Palavras-chave:
agroecologia, agricultura familiar, educação do campo, Pedagogia da alternânciaResumo
A pesquisa foi desenvolvida em duas Escolas Família Agrícola em Itinga (MG), comunidade Jacaré e em Turmalina (MG), na qual investigou-se a percepção dos/as educandos/as em relação a sua realidade. O objetivo geral foi verificar as influencias do modelo educacional das Escolas Família Agrícola (EFA’s) na formação dos/as adolescentes e jovens do campo, a partir da sua percepção social, além disso buscou-se também determinar a contribuição da agroecologia no aprendizado e na permanência do jovem no ambiente rural. Para esse estudo foram utilizadas informações de redações elaboradas pelos/as educandos/as, tendo como sugestão temática a própria agenda escolar utilizada nas EFA’s. Verificou-se que os textos revelaram o imaginário que estes jovens possuem de seus projetos de futuro, a influência das EFAs e a oportunidade de prática da agroecologia no ambiente escolar e familiar. Apoio do CNPq.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
5. VI CBA e II CLAA - Des. Rural/ Sociocultural