Zoneamento Agroecológico Participativo na APA da Serra das Aranhas no Entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro na Zona da Mata de Minas Gerais

Autores

  • Marcelo Mendes do Amaral

Palavras-chave:

mata atlântica, conservação, desenvolvimento, plano de manejo, serviços ambientais.

Resumo

O Zoneamento Ecológico-Econômico elaborado na criação da APA das Serras das Aranhas pela Lei 125/2001 do Município de Rosário da Limeira mostra as zonas de preservação e de conservação da vida silvestre e de uso agropecuário em discordância com a realidade local. Neste sentido iniciou-se um novo processo com a aplicação de Diagnostico Rural Participativo nas Comunidades. As técnicas possibilitaram a identificação, a localização e a reflexão sobre a importância dos recursos naturais e dos recursos econômicos pelos moradores. A partir do conhecimento dos moradores e atores locais elaborou-se o zoneamento agroecológico da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra das Aranhas. Este processo esta promovendo a capacitação dos conselheiros, gestores municipais e das comunidades no planejamento da conservação e do uso dos recursos naturais, e na elaboração do plano de manejo a fim de orientar o ICMS Ecológico na promoção da agroecologia como estratégia de conservação e de desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

  • Marcelo Mendes do Amaral
    Engenheiro Florestal com aperfeiçoamento em agroEcologia atua a 15 anos com este tema e desenvolvimento rural sustentavel. Participou em varios eventos apresentando trabalhos técnicos cientificos como estudo de caso.

Downloads

Publicado

2009-12-31