Diagnóstico do Setor Produtivo e da Comercialização da Castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa Bonpl.) no Território Sul do Amapá

Autores

  • Walter Paixão de Sousa Embrapa Amapá
  • Ana Margarida Castro Euler Embrapa Amapá

Palavras-chave:

Extrativismo, Castanha-do-Brasil, Pesquisa-Participativa, Amapá

Resumo

Este estudo caracteriza o extrativismo da castanha-do-brasil (Bertholletia exclesa Bonpl.), sua estrutura de comercialização e relações sociais na região sul do Amapá. Esta atividade econômica vem perdendo importância, embora represente a principal fonte de subsistência para centenas de famílias que habitam áreas protegidas criadas exatamente para garantir a sustentabilidade do extrativismo e a conservação ambiental. Para entender este paradoxo e construir soluções tecnológicas para reverter este quadro a Embrapa Amapá desenvolve desde 2007 pesquisa participativa com 22 comunidades e 151 famílias da RESEX Rio Cajari, RDS Iratapuru e PAE Maracá. Os resultados demonstram que a instabilidade do mercado e dos preços tem afetado o interesse dos produtores por esta atividade e aumentado a participação da agricultura na composição da renda familiar, sendo fundamental investimentos em logística, armazenamento e a garantia de acesso dos produtores à política federal de preço mínimo.

Biografia do Autor

  • Walter Paixão de Sousa, Embrapa Amapá
    Engenheiro Agrônomo. Especialista em Ciência e Tecnologia para a Amazônia. Mestre em Desenvolvimento Sustentável. Analista A da Embrapa Amapá. Supervisor da Área de Comunicação e Negócios da Embrapa. Lider do projeto de "Inovações Técnicas e Sociais em Sistemas de Produção com castanha-do-brasil no estado do Amapá.
  • Ana Margarida Castro Euler, Embrapa Amapá
    Engenheira Florestal. Pesquisadora da Embrapa Amapá

Downloads

Publicado

2009-12-31