Análise-diagnóstico do Sistema Agrário do Pré-Assentamento Oziel Alves II, em Planaltina, DF

Autores

  • Luiz Henrique Gomes de Moura MST e UFSC
  • Araê Clauninei Lombardi MST e Universidade de Andaluzia

Palavras-chave:

unidade produtiva, reforma agrária, MST, campesinato,

Resumo

O manejo das unidades produtivas (UP) em um pré-assentamento da reforma agrária é baseado em uma situação dialética: as famílias acessam a terra, porém a irregularidade deste acesso as priva de acessar as políticas públicas destinada aos assentamentos rurais. Este trabalho utilizou da análise-diagnóstico dos sistemas agrários para compreender os manejos realizados pelos camponeses do pré-assentamento Oziel Alves II, em Planaltina (DF). Com base nesta metodologia, definiu duas tipologias: trabalhadores rurais com meios de produção (TRMP) e trabalhadores rurais desprovidos de meios de produção (TRDMP). Constatou-se que os TRDMP não utilizam toda sua UP. Os TRMP ocupam além de sua própria UP, as áreas ociosas remanescentes dos TRDMP. A diversidade de culturas agrícolas e de subsistemas também se apresenta como diferencial dentre as tipologias. Os principais gargalos identificados foram o manejo da brachiaria sp. e da fertilidade do sistema.

Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Gomes de Moura, MST e UFSC
    Engenheiro Florestal (UnB), especialista em agroecologia (PGA/UFSC). Militante social do MST, coordenando questões sobre agroecologia, florestas, licenciamento ambiental e correlatas. Estudos centrados em campesinato, agroecologia, reforma agrária, sistemas agroflorestais e agrobiodiversidade. Endereço residencial: DF 425, condominio vivendas serranas, módulo O, casa 02 - Sobradinho/DF. CEP 73.092-900
  • Araê Clauninei Lombardi, MST e Universidade de Andaluzia
    Engenheiro Agrônomo e mestrando do curso de desenvolvimento rural sustentável da Universidade de Andaluzia. Atua em programas de ATES nos assentamentos do Distrito Federal e Entorno. Tem como foco de estudo reforma agrária, agroecologia, sistemas agroflorestais, agrobiodiversidade e agricultura biodinâmica.

Downloads

Publicado

2009-12-31