Conversão Agroecológica de Hortas e Pomares: um Processo de Aprendizagem Pela Prática de Agricultores e Agricultoras na Região Semi-árida Brasileira

Autores

  • Maria Aparecida Azevedo Projeto Sertão/Projeto Dom Helder Camara
  • Fabio Santiago Projeto Dom Helder Camara

Palavras-chave:

Agricultura, Formação, Experimentação.

Resumo

Desde outubro de 2008 o Projeto Dom Helder Camara1 vem desenvolvendo a metodologia de Formação pela Experimentação com hortas e pomares no Sertão do Cariri/PB e no Sertão do Apodi/RN. Esta ação está sendo realizada com famílias agricultoras, tendo como critério principal para a participação, o fato de já trabalharem com a produção de hortaliças e frutas em estágio de substituição de insumos convencionais por insumos alternativos. O objetivo do trabalho é estimular a conversão agroecológica em áreas de produção irrigada de hortaliças e frutas, fortalecendo o mercado local de feiras agroecológicas. A estratégia pedagógica central é a formação pela prática, aliada à reflexão. É a partir da experimentação, contextualizada no cotidiano, que o aprendizado é potencializado.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Azevedo, Projeto Sertão/Projeto Dom Helder Camara
    Engenheira agrônoma, 17 anos de experiencia com organizações de agricultores, ONGs, organizações da cooperação internacional e projetos governamentais com a construção de alternativas de desenvolvimento local sustentável. destaque para formulação de metodologias capacitação de técnicos e agricultores, elaboração e coordenação de projetos e articulação interinstitucional.
  • Fabio Santiago, Projeto Dom Helder Camara
    Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciencias do Solo, especializado em diagnóstico de agroecossistemas e desenho de projetos de irrigação para agricultores familiares no semiárido. Assessoria às organizações de base, elaboração participativa de projetos, articulação interinstitucional.

Downloads

Publicado

2009-12-31