De colono para agricultor familiar: uma análise do desenvolvimento regional baseada na multifuncionalidade agrícola do Sudoeste do Paraná

Autores

  • Francieli do Rocio de Campos UNIOESTE
  • Suelen Raquel de Campos UTFPR
  • João Paulo Cristofel UNICENTRO

Palavras-chave:

Sociedade Rural, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

A agroindustrialização tem se tornado mais uma alternativa de renda ou complemento dessa para a subsistência da família agricultora. A multifuncionalidade trata de etapas desenvolvidas, que sobrepõem as primárias que se refere à produção de fibras e alimentos, desenvolvendo a garantia da qualidade do alimento, preservação ambiental e contribuição socioeconômica na área rural. Como a Região Sudoeste em sua maior parte são pequenos produtores, que buscam nas agroindústrias alternativas de expandir o mercado, e modernização da propriedade isso tem elevado o nível de desenvolvimento regional. Por isso, o trabalho objetiva enquadrar o modelo agroindústria desenvolvido na região nos aspectos da multifuncionalidade, dando ênfase a segurança alimentar e preservação dos recursos naturais.

Biografia do Autor

  • Francieli do Rocio de Campos, UNIOESTE
    Bacharel em Economia Doméstica, mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Toledo-PR.
  • Suelen Raquel de Campos, UTFPR
    Graduanda do Curso de zootecnia, da Universidade Tecnologica Federal do Paraná-UTFPR, Unidade Sudoeste, campus de Dois Vizinhos-PR.
  • João Paulo Cristofel, UNICENTRO
    Bacharel em Ciências Contábeis, pós graduando em Administração Financeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Campus de Laranjeiras do Sul-PR.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

7. VI CBA e II CLAA - Desenv. Rural/ Polítivcas Públicas