Agentes Ambientais Rurais e Viveiristas: Manejo e Conservação da Mata Atlântica

Autores

  • Guilherme Fuhr UFRGS
  • Karin Luísa Lütkemeier UFRGS

Palavras-chave:

capacitação, viveirismo, sociobiodiversidade

Resumo

Este documento visa relatar as atividades desenvolvidas pelo DESMA - Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (PGDR/UFRGS) e o Grupo Viveiros Comunitários (GVC/UFRGS), em parceria com a FEPAGRO - Unidade Maquiné, junto ao Projeto Agroculturas, proposto pela ONG ANAMA e financiado pelo MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, desenvolvido no município de Maquiné, RS, referentes à linha de ação “Capacitação de Agentes Ambientais Rurais e Viveiristas”. A partir de demandas locais para qualificação na produção de mudas nativas, propôs-se atividades de capacitação envolvendo dois cursos teórico-práticos, quatro saídas a campo e estágios de qualificação de jovens rurais. Através de metodologias participativas envolvendo a troca de saberes, buscou-se fomentar a diversificação dos sistemas de manejo e uso da biodiversidade, de forma a contribuir para maior inclusão social do público envolvido e para o aperfeiçoamento de suas formas de organização e atuação.

Biografia do Autor

  • Guilherme Fuhr, UFRGS
    Biólogo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem como foco de estudo e trabalho a área de botânica, etnobotânica e viveirismo. Trabalha no Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica – DESMA vinculado ao programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – desde sua fundação em 2005. Membro da Associação de Estudos e Projetos com Povos Indígenas e Minoritários – AEPIM. Elaborou e executou projetos relacionados ao manejo florestal, extrativismo vegetal de produtos florestais não madeiráveis, ecologia vegetal, agroecologia, educação ambiental, promoção da biodiversidade nativa e do desenvolvimento sustentável.
  • Karin Luísa Lütkemeier, UFRGS
    Bióloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Licenciada pela mesma Universidade em 2008. Na sua trajetória seguiu estudos em Botânica, com pesquisa e extensão. Nestes, deu ênfase na conservação da sociobiodiversidade e estudos populacionais de Butia capitata Mart. Desde 2002, é membro do grupo Grupo Viveiros Comunitários (Depto. de Botânica/UFRGS), na qual desenvolve atividades de Viveirismo de mudas nativas e Educação Ambiental. Atuou junto ao grupo DESMA- Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (Pós-graduação em Desenvolvimento Rural/UFRGS), de 2006 a 2009, desenvolvendo, então, estudos na área de Etnobotânica, Etnoecologia e Desenvolvimento Rural. Elaborou e Coordenou projetos relacionados ao Desenvolvimento Rural Sustentável e Etnoecologia na região do Litoral Norte, junto ao grupo DESMA. Estes, relacionados principalmente ao desenvolvimento de práticas agroecológicas na região. Atuou na equipe de trabalho para o desenvolvimento do Projeto Piloto para o Manejo Sustentável dos Frutos da palmeira-juçara (Euterpe edulis Martius) no Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2009-12-31