“Cultivando Saberes” – Um Caminho para a Transição Agroecológica

Autores

  • Edonilce da Rocha Barros João Aristides de Barros e Virginia da Rocha Barros

Palavras-chave:

Agricultura familiar, metodologia participativa, desenvolvimento sustentável.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é apresentar alguns resultados do “Projeto Cultivando Saberes”, desenvolvido no Território de Cidadania Chapada Diamantina, na Bahia. O projeto visa qualificar extensionistas para atuarem como agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, na perspectiva agroecológica e do desenvolvimento sustentável, com ênfase no fortalecimento da agricultura familiar. Em 2008 foram capacitados 57 agentes no território. O conteúdo da formação além de estabelecer formas e processos de socialização de conhecimentos, visando aprimorar a ação dos agentes junto às famílias agricultoras, permitiu estabelecer uma relação de cumplicidade destes com as famílias agricultoras em relação ao processo de planejamento e gestão de suas atividades produtivas e a construção de estratégias de desenvolvimento rural sustentável. A utilização de ferramentas, técnicas e métodos participativos no processo de formação demonstrou que é um caminho facilitador da transição agroecológica.

Biografia do Autor

  • Edonilce da Rocha Barros, João Aristides de Barros e Virginia da Rocha Barros
    Doutora em Ciências Humanas, área de concentração sociedade e meio ambiente. Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e técnica de desenvolvimento rural da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA. Desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento rural, com ênfase na agricultura familiar.

Downloads

Publicado

2009-12-31