O mercado de alimentos orgânicos da Região Metropolitana de Campinas-SP

Autores

  • Maria Elisa Lisa von Zuben Tassi Ufscar / Embrapa
  • Lucimar Santiago de Abreu Embrapa Meio Ambiente- Jaguariuna

Palavras-chave:

mercados, circuitos de comercialização, consumidores, agricultura familiar, redes.

Resumo

Considerando que o mercado é um espaço de construção social, o objetivo principal deste artigo é o de compreender a diversidade da comercialização de produtos de base ecológica, identificando as redes organizacionais da Região Metropolitana de Campinas, através de pesquisa bibliográfica, visitas exploratórias e entrevistas abertas nos principais pontos de vendas de alimentos orgânicos. Caracterizamos o mercado de venda indireta (varejo das redes de supermercados internacionais, nacionais e lojas especializadas) e o de venda direta (feiras-livres entregas em domicilio e grupo de consumidores). Embora atualmente a rede varejista desempenhe um papel importante na divulgação da produção orgânica, as vendas diretas, ainda com pequena expressão, são oportunidades para o agricultor familiar e para as organizações coletivas locais, atenderem às demandas do consumidor.

Biografia do Autor

  • Maria Elisa Lisa von Zuben Tassi, Ufscar / Embrapa
    Eng. Agrônoma, participou de formação em Quadros de Assistência Técnica Extensão rural Agroecológica pelo Instituto Giramundo Mutuando (PROGERA), e atualmente é mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Ufscar/Embrapa Meio Ambiente, estudando a comercialização de alimentos orgânicos e a relação da produção ao consumo.
  • Lucimar Santiago de Abreu, Embrapa Meio Ambiente- Jaguariuna
    Pesquisadora da Embrapa Meio Ambente, Doutora em sociologia pela Unicamp, professora do curso de pós graduação da Ufscar: Agroecologia e Desenvolvimento Rural

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Publicado

2009-12-31