14217 - A busca pelo resgate do conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais na Comunidade de Curuperé, Município de Curuçá – PA

Autores

  • Thatiane Nepomuceno ALVES IFPA Campus Castanhal / Acadêmica do Curso de Agronomia, Bolsista do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia - NEEAA.
  • Virgínia Soares SILVA IFPA Campus Castanhal/ Acadêmica do Curso de Agronomia, Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Agronomia.
  • Jeisy Rafaela de Souza RIBEIRO IFPA Campus Castanhal / Acadêmica do Curso de Agronomia, Bolsista do PIBIT - CNPq.
  • Louise Ferreira ROSAL IFPA Campus Castanhal / Professora Doutora, Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Agronomia

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi resgatar o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais a partir das atribuições dos entrevistados e utilização pela Comunidade de Curuperé, localizada no município de Curuçá – Pará, nordeste paraense. O presente trabalho foi realizado a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado com abordagem qualitativa. Foram entrevistadas 30 pessoas procedentes da zona rural, com faixa etária entre 20 a 92 anos. Os maiores responsáveis pelo repasse do conhecimento são os pais (47%), 80% relataram que já repassaram para outras pessoas algum tipo de seus conhecimentos sobre plantas medicinais e 56% deram preferem ao uso de plantas medicinais. As mulheres e as pessoas com faixa etária entre 50 a 92 anos são as maiores detentoras do conhecimento popular.

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>