Horta orgânica na fundação de bem estar com crianças em risco de vulnerabilidade social

Autores

  • Jessica Cardoso UTFPR
  • Camilla Cristine Guerra Bonin
  • Talita Slota Kutz UTFPR
  • Fernanda Daniela Brandelero UTFPR
  • Thiago de Olivera Vargas UTFPR

Resumo

O presente trabalho caracteriza os efeitos da implantação de uma horta agroecológica em fundação de bem estar, na cidade de Pato Branco – PR. O objetivo é despertar a consciência ecológica das crianças e torná-las multiplicadoras dessa prática. Para a realização das atividades práticas foi revitalizada a área destinada ao cultivo de hortaliças e montada uma estufa plástica de 5 m x 15 m, onde as crianças puderam montar uma “fazenda de minhocas” e realizarem o plantio de mudas de hortaliças, auxiliando na fixação do conteúdo teórico anteriormente passado em sala. Os resultados foram caracterizados qualitativamente a partir de questionários aplicados antes e após a realização das atividades teóricas e práticas. Como resposta notou-se uma melhora considerável na destinação dos resíduos gerados na FUNDABEM, as crianças tem se mostrado receptivas ao consumo de hortaliças e uma maior preocupação com o meio ambiente.

Referências

AMARAL, Q.A.; et al. Implantação de horta orgânica como instrumento para a formação de alunos participativos. In: Seminário Internacional: Experiências de agendas 21, desafios do nosso tempo. Ponta Grossa- PR, 2009.

BROSE, Markus Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Markus Brose (Organizador). Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. 312 p.

MARTINS, A.C.A.; et al. Horta orgânica como proposta curricular em escola do município de Bananeiras, PB. Horticultura Brasileira, Bananeiras, V. 30, n. 2, p. 972-978. 2012.

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Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 4. Gênero e Agroecologia.

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