Levantamento da composição vegetal de um quintal agroflorestal de uma propriedade agrícola familiar na Amazônia Oriental

Autores

  • Thais Esllem Silva Matos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Ismael Alves Amorim Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Érica Micaelli de Jesus Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Nathália Karoline Feitosa Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Alyssandra Lima de Aquino Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumo

Os quintais agroflorestais desempenham importante função na segurança e na autonomia alimentar de agricultores familiares, além disso, as espécies cultivadas nessas áreas refletem aspectos culturais e sociais das famílias agrícolas. Este trabalho tem como objetivo efetuar o levantamento das espécies cultivadas no quintal agroflorestal, de uma propriedade agrícola familiar lote 38, do Assentamento Alegria, Marabá-PA. Foi identificado o uso, contribuição econômica e social dessas espécies para o agricultor. A metodologia utilizada foi entrevista semi-estruturada com o agricultor. Através da analise do sistema foi constatado que o quintal é diversificado, favorecendo na renda no decorrer do ano e contribuindo na dieta alimentar da família.

Referências

ALMEIDA, M. F. Caracterização agrometeorológica do município de Marabá. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Colegiado de Ciências Agrárias, Campus Universitário de Marabá, Universidade Federal do Pará, Marabá, PA,77 f. 2007

AMARO et al. Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar. Circular Técnica, 47 1ª ed. 2007.

CEOLIN et al 2010. Plantas medicinais: transmissão do conhecimento nas famílias de agricultores de base ecológica no Sul do RS.Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n1/07.pdf> .Acessado em 11 de Abr.2015.

Clement, C. R.; Lleras Peres, E.; van Leeuwen, j. 2005. O potencial das palmeiras tropicais no Brasil: Acertos e fracassos das ultimas décadas. Agrociencias, 9, (1-2): 67-7.

DUBOIS, J.C.M. Manual agroflorestal para a Amazônia. v.1, Rio de Janeiro, REBRAF. 1996, pp. 53-73.

GOMES DE ALMEIDA, D. A construção de sistemas agroflorestais a partir do saber ecológico local: O caso dos agricultores familiares que trabalham com agrofloresta em Pernambuco. 235 f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.

GONÇALVES, M. L. Q. Boas práticas para medicamentos fitoterápicos em escala magistral no setor público. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Farmácia, Programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. Dissertação de mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

.OLIVEIRA, de J.S.R. Uso do Território, Experiências Inovadoras e Sustentabilidade: um estudo em Unidades de Produção Familiares de agricultores na área de abrangência do Programa PROAMBIENTE, Nordeste Paraense. 2006. 110 p. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Amazônicas) - Universidade Federal do Pará, 2006.

VENTURIERI, G.A. et al. O cultivo do cupuaçuzeiro. Informativo SBF, Campinas, v.4, n.1, p.15-17, 1985.

Yin, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)