Caracterização morfológica, classificação e indicações de manejo sustentável do solo em uma área de pastagem no Município de Marabá, Pará.

Autores

  • Alyssandra Lima Aquino Unifesspa - Universidade federal do sul e sudeste do pará
  • Ismael Alves Amorim UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudestedo Pará
  • Nathália Karoline Feitosa dos Santos UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudestedo Pará
  • Erica Micaelli de Jesus Silva UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudestedo Pará
  • Thais Esllem Silva Matos UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudestedo Pará
  • Andrea Hentz de Mello UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudestedo Pará

Resumo

O solo é um componente dinâmico formado a partir de uma rocha matriz e apresenta propriedades que podem ser estudas a fim de classifica-los e descreve-los para entender sua importância. Assim, o objetivo com este trabalho foi classificar e caracterizar morfologicamente o solo de uma pastagem de um estabelecimento agrícola familiar em Marabá, sudeste do Pará e indicar formas de manejo sustentável. Para a concretização do objetivo uma trincheira foi aberta na área de pastagem e realizou-se a análise morfológica do solo. O solo estudado foi classificado como um Latossolo Amarelo, com quatro seções e com um perfil medindo cerca de 120 cm de profundidade. Para esta área de pastagem, algumas medidas de conservação do solo se fazem necessárias, dentre estas se destacam os consórcios de leguminosas e gramíneas e o advento de um sistema silvipastoril. Assim, o estudo da morfologia de um solo é imprescindível para a classificação do solo e determinação do manejo conservacionista adequado.

Referências

ALMEIDA, M. F. Caracterização agrometeorológica do município de Marabá/PA, Marabá, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia)- Universidade Federal do Pará, Colegiado de Ciências Agrárias, Marabá, 2007

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos 2ª edição, Embrapa Solos, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília, DF, 2006.

LEMOS, R. C. Manual de descrição e coleta de solo no campo. In: R.C. Lemos e R.D dos Santos. 3ª Ed. Campinas. Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, 1996.

Manual Técnico de pedologia. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. 2ª edição, Rio de Janeiro, 2007.

PAULINO, V. T. et al. "Sustentabilidade de pastagens consorciadas-ênfase em leguminosas forrageiras." 2008. p:1-55.

SALMAN, A.K.D. et al. Espécies arbóreas nativas da amazônia ocidental brasileira com potencial para arborização de pastagens. Embrapa Rondônia. Documentos, 2008.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)