A importância da feira livre no incentivo ao processo de organização das famílias assentadas: a experiência do grupo de economia solidária Resistência Camponesa de São Borja/RS.

Autores

  • Adilson Roberto Bellé Universidade Federal de Santa Maria
  • Claudio Cesar Rodrigues Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos Ltda.
  • Benedita Marciela KOSLOWSKI, Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos Ltda.
  • Aldair José Morais Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos Ltda.
  • Marcos Roberto DIEHL Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos Ltda.
  • Maria Isabel Fernandes Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos Ltda.

Resumo

Este trabalho é fruto de um processo de sistematização de experiências agroecológicas estimulado pelo programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental da ATES em assentamentos de reforma agrária do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo relatar a experiência de comercialização direta em feiras livres como estímulo ao processo organizativo de agricultores assentados no município de São Borja (RS). Como resultados evidencia-se especialmente a determinação das mulheres em iniciar e manter vivo o trabalho, o amadurecimento do grupo que hoje envolve a família e não mais somente as mulheres, além do aumento da produtividade e diversidade de alimentos que acabam por proporcionar uma melhoria na alimentação da famílias. Por fim, uma iniciativa que estimula novas famílias ingressarem na produção de base ecológica.

Referências

HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Tradução: Maria Viviana V. Resende. 2. ed., revista. – Brasília: MMA, 2006.128 p.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências