Levantamento e análise dos custos da atividade leiteira em unidades de produção convencional e em fase de transição Agroecológica em municípios da Cantuquiriguaçu, PR
Resumo
O leite é importante fonte de renda e garante a subsistência de grande parcela da agricultura familiar. Este trabalho teve como objetivo comparar custos de produção leiteira nos sistemas de produção em transição agroecológica (ST) e sistemas de produção convencional (SC) na região da Cantuquiriguaçu-PR. A metodologia utilizada foi estudo comparativo de casos, mediante amostragem não aleatória, por julgamento. Identificou-se que os produtores pertencentes ao grupo do ST apresentaram custo médio ponderado anual do leite de R$0,34 e o SC de R$0,58. Os dados da pesquisa evidenciam que o ST apresenta melhores resultados financeiros aos agricultores familiares. A alimentação dos animais foi o item de maior peso no custo do leite durante todo ano no SC.Referências
BORCHARDT, I. Desenvolvimento de Metodologia para Elaboração de Custos de Produção das Principais Culturas Exploradas em Santa Catarina. Florianópolis: ICEPA, p.67, 2004.
IBGE. Censo Agropecuário 1995/96. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.
NEVES, J.L. Pesquisa Qualitativa - Características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisa em Administração. São Paulo, v.1, n 3, 2º sem.1996.
ROVER, O.J. & ANCHAU, C.T. A agroecologia e as estratégias de desenvolvimento de três redes cooperativas de produção de leite. Revista Brasileira de Agroecologia. v.8, n.1. 2013. Disponível em: <http://orgprints.org/24477/1/ROVER,%20Oscar%20Jos%C3%A9_A%20agroecologia%20e%20as%20estrat%C3%A9gias%20de%20desenvolvimento%20de%20tr%C3%AAs.pdf> acesso em 27 abril 2015.
SOUZA, L. L., & ERPEN, J. G. Viabilidade Econômica e Técnica da Produção de Leite a Pasto no Assentamento Antonio Tavares: em Transição para Sistema Agroecológico e Convencional no Município de São Miguel do Iguaçu–PR. Revista Brasileira De Agroecologia, v. 4, n. 2, 2009.