Análise da sustentabilidade econômica, social e ambiental da propriedade camponesa da Família Rauber – Cantagalo/ PR

Autores

  • ROSiÉLE CRISTIANE LUDTKE UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL - UFFS
  • Rosali Bandeira Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS
  • Elisangela Mocellin Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS
  • Pedro Ivan CHRISTOFFOLI Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa de campo realizada na propriedade camponesa da família Rauber, no município de Cantagalo-PR. O objetivo do estudo é analisar a sustentabilidade socioeconômica e ambiental, a partir de uma fundamentação teórica a respeito do campesinato e da sustentabilidade. Para maior aproximação da realidade, realizou-se um olhar interdisciplinar, pois as relações sociais, econômicas e ambientais são extremamente complexas. As relações sociais, econômicas e ambientais no interior da propriedade divergem do padrão estabelecido no modo capitalista de produção em vários aspectos, pois a família tem pouca relação com o mercado e produz de forma agroecológica a maior parte dos alimentos para o autoconsumo, sendo necessário desenvolver métodos de análise diferenciados.

Referências

CARVALHO, H. M. O campesinato no século XXI: possibilidades e condicionantes do desenvolvimento do campesinato no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005.

CONDETEC. Cantuquiriguaçu Território Paraná: Estratégia para o desenvolvimento II. Laranjeiras do Sul: CONDETEC, 2009.

DALFOVO, M. S; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos. Disponível em: <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodos_quantitativos_e_qualitativos_um_resgate_teorico.pdf.> Acesso realizado em jan. 2015.

PLOEG, J. D. Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

SILVA, V. I. Classe Camponesa: Modo de ser, de viver e de produzir. 1ª edição, Porto Alegre; Padre Josimo, 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)