Efeitos dos Diferentes Tipos de Manejo Agroecológicos no Cultivo do Maracujazeiro-Amarelo: Qualidade do Suco

Autores

  • Hamilton Tsutomu Tanoue Universidade Estadual de Maringá
  • Rafael Granzioli Caldas Universidade Estadual de Maringá
  • Edmar Clemente Universidade Estadual de Maringá
  • José Ozinaldo Alves de Sena Universidade Estadual de Maringá
  • André Oliveira de Francisco Universidade Estadual de Maringá
  • Tadeu Roque de Cristo Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Agroecologia, fruticultura orgânica, qualidade da fruta.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar a qualidade do suco do maracujazeiro-amarelo em sistema de produção com bases agroecológicas. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizada no distrito de Iguatemi, Maringá, Paraná, Brasil. Os tratamentos a serem avaliados, se constituem de quatro tipos de manejo de base ecológica, sendo a diferença básica entre eles o manejo do solo, sua cobertura e adubação. As seguintes variáveis resposta foram avaliadas: Sólidos solúveis totais, pH, acidez total titulável e vitamina C. Dos resultados observados nota-se que as características químicas do suco da fruta do maracujazeiro-amarelo, têm valores próximos, quando não, superiores aos encontrados por diversos autores que tem pesquisado o maracujazeiro-amarelo convencional. Os valores SST e Vit. C. apontaram diferenças significativas.

Biografia do Autor

  • Hamilton Tsutomu Tanoue, Universidade Estadual de Maringá
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atualmente é bolsista SETI/Universidade sem Fronteiras da Universidade Estadual de Maringá.
  • Rafael Granzioli Caldas, Universidade Estadual de Maringá
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2009) . Atualmente é Pesquisador da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Agroecologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Dissertação.
  • Edmar Clemente, Universidade Estadual de Maringá
    Edmar Clemente possui graduação em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (1978), Especialização em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais - MG (1982), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras - MG (1985), PhD em Ciências dos Alimentos pela University of Leeds - UK (1993), pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - SP (1999). Atualmente Professor Associado C da Universidade Estadual de Maringá - PR. Tem experiência na área de Ciências dos Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita de frutos e hortaliças: Conservação, Qualidade, Armazenamento, Enzimas oxidativas (peroxidase, polifenoloxidase), laranja, uva, melão, morango, amora, uvaia, abacaxi, manga, repolho, brócolis, palmito. (19/07/2006) (20/07/2006) (14/08/2006)
  • José Ozinaldo Alves de Sena, Universidade Estadual de Maringá
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981) , especialização em Manejo de Solos Tropicais pelo Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior (1989) , mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) , doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) [Esalq] pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1998) e doutorado em Doutorado Sanduiche pela Universitat Tuebingen (Eberhard-Karls) (1998) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá, Revisor de periódico da Acta Scientiarum. Agronomy, Revisor de periódico da Ciência Rural e Revisor de periódico da Brazilian Archives of Biology and Technology. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Enzima vegetal, Fósforo, Fotossíntese, Fungo micorrízico arbuscular, SPS e Citricultura.
  • André Oliveira de Francisco, Universidade Estadual de Maringá
    Graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Maringá ( Uem ), estagiário no laboratório de Fitopatologia e Microbiologia Agrícola. Participo do Grupo de Agroecologia de Maringá ( Gaama ), sendo aluno chefe da área de pesquisa e desenvolvimento do grupo. Participo do Projeto de Extensão Universidade Sem Fronteiras da Secretária de Ciencia Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná com projetos na área de Agroecologia. Tenho experiência na área de Ciências Agrárias e Biologicas, com ênfase em Fitopatologia de fungos patogênicos e ênfase em Microbiologia Agrícola e Microbiologia e Bioquímica de Solo na área de fungos micorrízicos e bacterias de fixação biologica de nitrogenio ( FBN ). Detenho experiência em agricultura convencional e modelos de agricultura alternativa e agroecologia nas areas anterioemente citadas como enfase.
  • Tadeu Roque de Cristo, Universidade Estadual de Maringá
    Graduação em Zootecnia. Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil. Bolsista do(a): Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)