Consumo de produtos orgânicos na região de Belém, Pará.
Resumo
O objetivo do trabalho foi diagnosticar o perfil dos frequentadores das feiras de produtos orgânicos, identificando os principais motivos do consumo. Foram realizadas visitas nas feiras que ficam nas Praças Batista Campos e Brasil, em Belém, de Setembro de 2014 a Janeiro de 2015. Foram realizadas entrevistas por meio de questionários abordando as seguintes questões: gênero dos frequentadores; motivos que os leva a consumir; o que consomem; Foram entrevistados 100 consumidores. A figura 1 mostra que a maioria dos frequentadores é do gênero feminino. A figura 2 revela que o motivo de se consumir o produto orgânico para maioria 63% por serem alimentos saudáveis e 37% por ser saudável e preocupação com o meio ambiente. A figura 3 mostra que as hortaliças é a preferência dos entrevistados com 33%. O estudo permitiu concluir que o consumidor orgânico está cada vez mais adepto desta prática e promove uma maior demanda por esses alimentos, o que gera a possibilidade de expansão deste mercado.Referências
RUCINSKI, Jeane & BRANDENBURG, Alfio. Consumidores de alimentos orgânicos em curitiba. Paper apresentado no GT Agricultura, Consumo Alimentar e Meio Ambiente do 1º Encontro da ANPPAS. Indaiatuba, 6 a 9/11/2002.
ANDRADE, José Alessandro Campos de. Análise da produção de banana orgânica no município de Itapagé – CEARÁ, BRASIL. UFC. Fortaleza, 2005.
CAPORAL, Francisco Roberto & AZEVEDO, Edisio Oliveira de. PRINCIPIOS E PERSPECTIVAS DA AGROECOLOGIA. Instituto Federal, Paraná, 2011.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 7. Saúde e Consumo.