A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. (Paulo Freire)
A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), instituições e entidades parceiras anunciam a realização do III Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA). O evento será realizado no período de 04 a 07 de Julho de 2023, no Instituto Federal do Pará- IFPA, Campus de Castanhal- Pará.
Com o tema “Construindo caminhos para o fortalecimento dos territórios de Bem Viver”, o III SNEA nos convida a olharmos para os processos de co-construção de conhecimentos, resultando em iniciativas de resistências que tecem caminhos para promoção da Educação em Agroecologia a partir dos diferentes territórios no Brasil. Na contramão de iniciativas conservadoras, a articulação entre extensão, prática, pesquisa e ensino em agroecologia questiona a formação tecnicista e valoriza a formação voltada para a construção de experiências de cuidado e Bem Viver nos territórios.
Diferentes experiências se somam como pontos de partida e referências para construção da educação formal em agroecologia no Brasil, dentro e fora das escolas e universidades no campo e na cidade. Iniciativas de educação desde a primeira infância à pós-graduação, núcleos, grupos de estudos, escolas do campo e da cidade e pesquisas em agroecologia, além de uma infinidade de arranjos institucionais e parcerias vêm demonstrando que é possível fazermos um processo educativo diferenciado com base nos territórios, na diversidade, na complexidade e com perspectiva de agroecologizar a educação e a sociedade em geral.
O III SNEA reunirá no chão da Floresta Amazônica, educadoras/es, estudantes e representantes de instituições e entidades envolvidas em experiências concretas de Educação em Agroecologia (no ensino, na pesquisa e na extensão, com diferentes inserções, áreas do
conhecimento e propostas político-pedagógicas), semeadas e cultivadas pelas várias regiões do país.
Como as experiências de Educação em Agroecologia estão contribuindo para a construção e/ou fortalecimento de territórios de Bem Viver? Esta é a questão que norteará o processo de sistematização das experiências educativas pelo Brasil.
Em breve disponibilizaremos a chamada para apresentação das sistematizações dos coletivos de educação que vem se dedicando a construção de iniciativas antirracistas, em favor da vida de grupos LGBTQIA+, pessoas trans, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, das águas, do cerrado, da caatinga e das florestas que atuam de forma contra hegemônica nos diferentes territórios no país.
Nos encontraremos em Castanhal-PA para dialogarmos e seguirmos tecendo caminhos e práticas no esperançar da Educação em Agroecologia.
Até breve!
Castanhal, 27 de março de 2023.
Comissão Organizadora do III SNEA