Tecendo o #XI CBA

Atividade pré-CBA no III CIFA | Foto: Giuseppe Bandeira 

Os processos preparatórios descentralizados nos territórios são momentos de inspiração, de criação coletiva, de celebrar a força e os anúncios da agroecologia! Pensando nessa caminhada, incentivamos que os núcleos, grupos e coletivos organizem encontros preparatórios, dialogando sobre os temas trazidos no lema deste CBA, sobre a ida a Sergipe (imaginem a chegada das caravanas culturais!), como forma de contribuir na construção do congresso e qualificar a participação. A nossa inteligência e criatividade coletivas são nossas maiores aliadas para seguir semeando esperança, lutando por justiça e por nossos direitos.

De que forma organizar um encontro preparatório? O ponto principal é soltar a criatividade! É possível organizar rodas de conversa, oficinas de escrita criativa, mostra de filmes, participar das feiras agroecológicas de sua cidade, convidar famílias agricultoras, incentivar a submissão de trabalhos e relatos de experiência. O importante é colorir os espaços.

O cortejo rumo ao XI CBA já começou! Vamos juntas e juntos. Mandem notícias de outros encontros, seminários, oficinas e atividades preparatórias ao XI CBA e colabore com essa rede que colore e constrói uma nova forma de fazer pesquisa, ensino e extensão: artecomunica.cba@gmail.com

Compartilhamos aqui algumas inspirações, materiais de apoio e lições aprendidas na realização de oficinas de escrita criativa, organizados durante a caminhada do Projeto de Sistematização de Experiências dos Núcleos de Estudo em Agroecologia. O mais importante é dar o primeiro passo e soltar a imaginação!

Espia só o que já está acontecendo pelo país:

[Seminário “Diálogos sobre a construção do conhecimento agroecológico e a pesquisa científica”]

Tecendo o CBA na Paraíba | O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEPAL) junto ao “GT Construção do Conhecimento Agroecológico da Associação Brasileira de Agroecologia” e o curso de graduação e pós-graduação em agroecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, Bananeiras, realizará um Seminário “Diálogos sobre a construção do conhecimento agroecológico e a pesquisa científica”.

Com a participação de discentes e docentes, o Seminário tem o intuito de debater sobre os princípios e métodos inerentes à construção e socialização do conhecimento agroecológico. Participem e compartilhem. É na próxima quinta-feira!
Texto: David Sossego e Eduarda Fernandes

[Oficina de Escrita Coletiva] 

Tecendo o CBA no extremo sul da Bahia | A Equipe Técnica do Projeto Assentamentos Agroecológicos (PAA) se reuniu no dia 02 de Maio para uma Oficina de Escrita Coletiva, na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB), com o intuito de alinhar os principais eixos de atuação,  apresentar o tema do CBA, selecionar as principais temáticas que a equipe vem trabalhando e quais são mais importantes para divulgação no congresso. E a partir disso, iniciar o processo de escrita coletiva e sistematização de experiências agroecológicas do PAA. A Oficina contou com 15 participantes, dentre eles coordenadores e coordenadoras de equipes, técnicos, técnicas e facilitadores. Toda a condução do dia foi baseada em metodologias participativas, resultando na estruturação de quatro relatos de experiência técnica e um relato de experiência popular.

[Curso de Produção Criativa e Metodologia Científica]
27/04, em Pelotas (RS)
Realização: Grupo de Agroecologia – GAE da UFPel

[Debate Pré-CBA]
11/04, em Pelotas (RS)
Realização: Grupo de Agroecologia – GAE da UFPel

[Reunião Pré-CBA]
10/04, em Recife (PE)
Realização: GT de Cultura e Comunicação da ABA