Agrotóxicos e Transgênicos

GT Agrotóxicos e Transgênicos

O papel deste GT é acompanhar e estimular a ABA-Agroecologia, e o conjunto de associados, a participarem ativamente dos debates que envolvem questões relevantes e atuais relacionadas ao tema dos agrotóxicos e dos transgênicos. O GT fará um esforço de articulação permanente junto às demais organizações e movimentos que discutem esses temas, participando ativamente de iniciativas da sociedade civil, como é o caso da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

Como objetivos específicos, o GT se propõe a:

  • Apoiar ações que estejam relacionados com iniciativas nacionais, regionais ou locais contra o uso de agrotóxicos e transgênicos. Ao mesmo tempo, serão apoiadas e divulgadas experiências e eventos propositivos sobre alternativas ao uso de agrotóxicos e transgênicos na agricultura, pautadas pelos princípios da Agroecologia, em contraponto ao modelo hegemônico do agronegócio baseado na monocultura (de grãos ou plantações arbóreas) e seus impactos ambientais e sociais;
  • Promover, apoiar e participar de iniciativas que contribuam para divulgar os princípios da Agroecologia e fortalecer a luta contra os transgênicos e agrotóxicos, incluindo a produção de material de divulgação (cartazes, cartilhas, filmes, livros, programas de rádio, etc);
  • Estimular a divulgação dos conhecimentos acerca dos agrotóxicos e transgênicos, seus riscos, efeitos e impactos sociais e ambientais, em especial nas instituições de ensino, pesquisa e extensão, de caráter público ou não governamental.
  • Posicionar-se sobre assuntos, fatos, manifestações ou eventos vinculados à temática do GT, em sintonia com a diretoria da ABA-Agroecologia.

Contato:

Murilo Mendonça – murilosouza@hotmail.com