Cadernos de Agroecologia publica Anais do X CBA

O volume 13 dos Cadernos de Agroecologia apresenta os anais do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, do VI  Congresso Latino-americano de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, realizados em Brasília/DF, no período de 12 a 15 de setembro de 2017, com o tema “Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”. Os eventos foram realizados pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Sociedad Latinoamericana de Agroecología (SOCLA) e parceiros.

Para acessar a publicação clique no link:

http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/issue/archive

 

Celebrando o avanço da construção do conhecimento agroecológico!

Estamos lançando mais um número dos Cadernos de Agroecologia, revista da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) dedicada a divulgação de conhecimentos agroecológicos apresentados e/ou debatidos em eventos de Agroecologia. Nos Cadernos de Agroecologia são publicados principalmente os anais dos Congressos Brasileiros de Agroecologia realizados a cada dois anos pela ABA-Agroecologia, mas também anais de outros eventos organizados diretamente pela Associação e números sob responsabilidade de outros comitês editoriais, a partir de propostas apresentadas por demanda espontânea, comprometidas com a promoção da Agroecologia e em parceria.

Este número apresenta os Anais do Agroecologia 2017, evento que reuniu ao mesmo tempo o VI Congreso Latino-americano de Agroecología, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno – e que tiveram como tema “Agroecologia na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”.

Este é o maior número publicado pelos Cadernos, com mais de 1.900 resumos organizados em 13 seções que representam uma grande diversidade de temas debatidos e a atualidade do debate neste campo, perpassando as múltiplas dimensões da Agroecologia, seja ela ecológica-produtiva, socioeconômica, política ou ética, mas também educativa, cultural e artística. Além disso, os Anais apresentam um Editorial com informações muito importantes sobre o processo de organização do Agroecologia 2017; a Carta do Cerrado, resultado de todos os debates realizados; as cartas das organizações que promoveram o evento (ABA-Agroecologia e SOCLA) e que contextualizam o momento político em questão. O Editorial apresenta também um texto da Comissão Técnico-Científica que sistematizou estes Anais, onde ressalta todo o processo de organização da apresentação dos trabalhos no evento e as pessoas envolvidas.

Os espaços criados dentro do evento para esse amplo conjunto de reflexões, demonstram o comprometimento da ABA-Agroecologia e as demais organizações envolvidas, com uma Agroecologia comprometida com os agricultores/as, com uma abordagem sistêmica dos processos socioambientais e com a democratização da ciência. Grande parte dos trabalhos apresentados também seguem esse caminho, mas ainda temos desafios na construção de um conhecimento cada vez mais territorializado e de acordo com as práticas dos/as agricultores/as.

Os Cadernos de Agroecologia são publicados somente a partir de uma plataforma virtual, adotando uma política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, orientando-se pelo princípio da disponibilização gratuita de informações científicas para proporcionar maior democratização mundial do conhecimento. Por ser virtual, no último ano passamos por alguns momentos difíceis, com ataques de hackers, que colocaram em risco nossa publicação.

Mas, mesmo com essas adversidades, com esse número alcançamos a 24a edição com a publicação de mais de 9.000 resumos expandidos, artigos e outros documentos. Esperamos estar contribuindo com o avanço da construção do conhecimento agroecológico e sua divulgação no Brasil, na América Latina e no mundo, conectando as pessoas, as instituições, as redes e seus saberes!

Boa leitura!

Maria Virginia de Almeida Aguiar

Editora dos Cadernos de Agroecologia

ABA-Agroecologia

Prefácio Cadernos de Agroecologia v.13 n.1 (2018), publicado em:

http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/1987/2004

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *