XI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA

[CARTA ANÚNCIO]: “Renovando Ciclos – Rumo ao XI CBA Nordeste”

“É circular a imensidão. É circular. É circular a palma da mão. É circular. A solidão, o silêncio. A partida, o Sim e O não. O cordão grão da vida e a missão. De chegada e saída. É circular. É circular a folha no vento. É circular. É circular o tamanho do tempo. É circular. O novo, a mãe, coração, som da vida e o girassol. A leitura do disco e a visão da maior das estrelas. É circular”. Circular – letra de Luiz Guima e Camila Costa

Para baixar essa carta em PDF: Carta Convite XI CBA completa em pdf

Caras e caros companheiros,

Com a aproximação da primavera, a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) fecha um ciclo importante de realização do X Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado em Brasília, em setembro de 2017. Este ciclo é marcado pela publicação do relatório executivo e financeiro do CBA/2017, bem como o lançamento dos Anais do evento nos Cadernos de Agroecologia cujos links de acesso seguem ao final. Tais Anais reúnem mais de 1.500 trabalhos, evidenciando a expressão da construção do conhecimento agroecológico em nosso país e toda América Latina.

No entanto, como nos diz a poesia Circular, citada acima: “O cordão grão da vida e a missão de chegada e saída é circular”, ouvir música. Confiantes nessa circularidade da vida, de nossos projetos e desafios, a chama mantida por dez edições do CBA não pode enfraquecer! Por isso iniciamos coletivamente a construção do XI CBA, que acontecerá em Sergipe, em novembro de 2019.

Entre os dias 23 a 25 de agosto, um grupo diverso de mulheres e homens, agricultoras e agricultores, estudantes, artistas, jovens, militantes, técnicos, pesquisadoras e pesquisadores, refletiu sobre o papel do CBA, seu caráter e objetivos na conjuntura atual. Nossos diálogos apontaram o desafio de consolidar outra forma de fazer ciência, pautada no diálogo de saberes, para (re)construir (re)xistências, soberania e arte. Neste sentido, esse desafio é impreterivelmente coletivo.

Circulando pelos aprendizados dos CBAs anteriores e do próprio IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA-Belo Horizonte/2018), onde lançamos a primeira carta convocatória do XI CBA, entendemos que podemos experimentar a construção do CBA Nordeste de forma processual. Isso significa que cada um/a de nós somos chamados/as para articular, construir e dar vida a quantos pré-CBAs tenhamos capacidade de realizar.

Pela primeira vez, intensificaremos processos preparatórios regionais, territoriais e locais rumo ao XI Congresso. Esse processo pode se materializar em eventos, círculos de conhecimentos, rodas de diálogos, exibições de filmes, ocupação de praças, banquetes públicos e tantos outros formatos e lugares onde possamos chegar!

Assim o CBA Nordeste será a grande culminância de um processo de construção do conhecimento agroecológico descentralizado realizado de forma circular, solidária e colaborativa tendo a compreensão da agroecologia enquanto movimento, prática e ciência.

Como culminância, CBA Nordeste se desafia à refletir a identidade de todas/os aquelas/as que constroem o conhecimento agroecológico: mulheres, homens, jovens, indígenas, acadêmicos, quilombolas, assentadas/os, catadoras, marisqueiras, pesquisadores/as, pescadoras/es artesanais; faxinaleiros/as; estudantes, ciganos/as, povos de terreiro, camponeses/as e tantas/os outras/os que se somarem nessa caminhada.

Para colaborar com a organização dessa mesma caminhada, uma agenda que será divulgada e permanentemente atualizada no site da ABA, contribuindo para visibilizar os espaços nos quais estamos estimulando/dialogando e construindo o conhecimento agroecológico, como parte desse processo. É preciso pensarmos nos processos metodológicos e pedagógicos dessa caminhada e como vamos registrar e sistematizar o conhecimento produzido nestes quinze meses abertos até o XI CBA.

Para mantermos essa agenda atualizada pedimos que enviem os eventos e todas as outras atividades que estão envolvidos/as e, que possam somar como parte desse processo, para o e-mail da secretaria da ABA: secretaria@aba-agroecologia.org.br Sigamos animados/as para que Sergipe torne-se, em novembro de 2019, nosso porto, nossa acolhida e nosso ambiente de construção do conhecimento agroecológico, suas resistências, lutas e celebrações.

Avante a construção do XI CBA!

Seguimos em diálogo,

Diretoria (2018-2020) Associação Brasileira de Agroecologia

Comissão Local e Regional do XI CBA

Acesso aos documentos

Relatórios do X CBA: https://goo.gl/2FXhoh

Anais do X CBA, visite o site do Cadernos de Agroecologia: https://goo.gl/pwzxbW

I Carta Convocatória do XI CBA: https://goo.gl/sHBA95

Leia sobre o I Seminário Regional de Construção do XI CBA: https://goo.gl/SvjSsy