3ª convocatória XI CBA: normas e prazos para submissão de trabalhos

Encontra-se aberto o período para submissão de trabalhos para o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que será realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) entre os dias 04 a 07 de novembro de 2019. Promovido pela ABA-Agroecologia e pela Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA), o XI CBA traz a força do nordeste e dos processos preparatórios descentralizados nos territórios. Nesta convocatória, a Comissão Técnico Científica apresenta as normas de submissão e convida a todas e todos para participar desta construção e relembrar nossa Carta Anúncio – Renovando Ciclos, rumo ao XI CBA.

Os trabalhos devem ser submetidos até o dia 19 de junho de 2019 e podem ser enviados em três formatos diferentes: trabalhos científicos, relatos de experiência técnica e relatos de experiência popular – em texto e/ou em vídeo.

São considerados trabalhos científicos os resumos expandidos que contenham resultados de pesquisas e estudos ou ensaios teóricos inovadores, enquanto apenas os relatos de experiência técnica devem descrever projetos e/ou ações desenvolvidas por instituições de ensino, pesquisa ou extensão, em parceria com a sociedade civil, propondo também uma análise mais profunda e conceitual de sua contribuição para a Agroecologia.

Já os relatos de experiência popular devem ser apresentados pelas(os) próprias(os) agricultoras, agricultores, povos indígenas e comunidades tradicionais ou organizações sociais, trazendo vivências contextualizadas segundo os princípios da Agroecologia.

O envio dos trabalhos deverá seguir as orientações descritas nos documentos disponibilizados ao final do texto e ser submetidos exclusivamente através do site da Revista Cadernos de Agroecologia, pelo link http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos . Disponibilizamos um pequeno passo a passo de como realizar a submissão, mas, caso tenha dúvidas, nos escreva: secretaria@aba-agroecologia.org.br

“Esperamos receber trabalhos que contribuam de forma efetiva e significativa para a construção do conhecimento agroecológico, considerando a contribuição da ciência, da cultura e da arte para a democratização dos sistemas agroalimentares a partir da Ecologia de Saberes”, explica Amaury Santos, coordenador da Comissão Técnico-Científica do XI CBA.

Submissão de vídeos

Com o objetivo de garantir a participação de povos indígenas, comunidades tradicionais e as organizações sociais no XI CBA e a democratização da produção do conhecimento científico, a comissão organizadora do congresso também receberá relatos de experiência popular no formato de vídeo. O edital, as normas e demais documentos seguem abaixo dos modelos de trabalho.

“Firmamos uma parceria com a TV UFS para o recebimento dos vídeos e os mesmos devem ser submetidos através da plataforma Youtube. É uma novidade para nós, e, como envolve definições técnicas e critérios específicos para submissão e aprovação dos vídeos, é uma metodologia que demanda mais tempo. Por isso, preferimos adiar um pouco a abertura para submissão dos trabalhos em vídeo, visando garantir um processo qualificado e sem ruídos na comunicação”, explica Amaury.   

A descrição detalhada do formato de submissão dos trabalhos científicos e relatos, bem como as áreas temáticas, período de submissão, modelos de trabalho e demais informações encontram-se nos documentos abaixo.

Texto: Luiza Damigo e Priscila Viana

Arte: Beatriz Ferreira

66 comentários

  1. Olá,
    Será possível apenas enviar um relato de experiência técnica ou é necessária a presença do autor para apresentação no evento?

    • Caio, os trabalhos aceitos precisam ser apresentados para publicação dos anais do congresso nos Cadernos de Agroecologia.

  2. Gente, sei dos esforços pra organizar um congresso, mas fica difícil pra gente que quer participar buscar informações sem ter um site ou outra ferramenta mais formal de comunicação. Toda vez que preciso me informar de algo preciso vim aqui nos comentários.
    Na convocatória tem dizendo que pra enviar trabalho precisa está inscrito no congresso. No entanto até agora não foram divulgados preços, prazos de inscrição, nem como será feita. Não é fácil pra um estudante desembolsar um valor considerável sem se planejar, precisamos saber com antecedência. Sendo assim fica complicado para nós que enviamos trabalhos pagar uma inscrição em cima da hora sem saber quanto será. Além disso nem sabemos o que terá no congresso. Não vamos no congresso só pra apresentar trabalho, também vamos pelo conteúdo.
    Acho que esse é um sentimento de outras pessoas que estão ansiosas pelo CBA.
    Bons trabalhos

    • Lucas, boa noite.
      Compreendemos a urgência em divulgar o site, valores de inscrição, programação. E tenha certeza que estamos trabalhando muito para divulgar essas – e outras – informações o mais rápido possível, para garantir que mais pessoas consigam participar do XI CBA. É um trabalho coletivo, em rede.
      Lançamos uma nota explicando alguns pontos e o porquê de ainda não termos divulgado as informações que você cita. Veja aqui: http://aba-agroecologia.org.br/rumo-ao-xi-cba-adubando-a-terra-semeando-esperanca/
      Este CBA se propõe a ser um congresso popular, plural e acessível a todas e todos. Com uma metodologia e programação que estão sendo construídas com muito carinho e cuidado, que consiga criar ambientes que possibilitem a ecologia de saberes e demais temas trazidos no lema. A previsão é que até o início de maio o site esteja no ar, com as inscrições, valores e uma programação prévia.
      Seguimos em rede!

  3. Boa tarde, tenho relatos com produtores rurais de carvao, ha possibilidades de enviar projetos? e Se pode ir como ouvinte tambem ?
    Agradeco, #elenao
    viva o amor e agroecologia

    • Reginaldo, temos 3 categorias para submissão de trabalhos: resumo expandido, relato de experiência técnica e relato de experiência popular (texto e vídeo). Os trabalhos devem ser submetidos em um dentre os 16 temas geradores, disponíveis na convocatória.
      Seguimos em rede!

  4. gostaria muito de participar ,sou professora de agroecologia de uma escola municipal no extremo sul da Bahia localizada em um assentamento ,cursando uma pós graduação ofertada pela Fiocruz .participar pra mim será se suma importância .

  5. Prezadas e prezados, saudações.
    Uma dúvida: uma mesma pessoa pode apresentar quantos trabalhos, desde que ela esteja como autora (em no máximo dois trabalhos) ou como coautora?
    No aguardo, cordialmente, Germano Ehlert Pollnow.

  6. Boa tarde,

    Gostaria de tirar uma duvida que não ficou clara na convocatoria.
    Quando fala de recuo, diz que não deve ser utilizado, porém sugundo ABNT quando usamos citação direta ou falas devemos utilizar o recuo de 4cm.
    Como devo proceder nesta situação?

    Agradeço desde já, aguardo retorno.

    • Nerly, boa tarde!
      A Universidade é aberta a todas e todos que desejem participar! No entanto, certificados e a apresentação de trabalhos serão emitidos apenas para quem se inscrever.

  7. Prezado(a) colega,
    Não estou conseguindo visualizar, no site, o link destinado à inscrição no congresso. Alguém pode me ajudar?

    • Prezado Raimundo, boa tarde.

      O sistema de inscrições será gerido pela Fundação Eliseu Alves, instituição sem fins lucrativos que atua no apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. Para que o sistema esteja disponível para receber as inscrições precisamos costurar alguns detalhes técnicos, que já estão em fase de finalização. Assim que estiver em funcionamento, divulgaremos amplamente em todas as redes da ABA-Agroecologia e da RESEA. Veja mais em: http://www.cbagroecologia.org.br/p/inscricoes.html

  8. Verifiquei uma divergência de informações referente às margens no do modelo do artigo. Nas Normas constam que todas as margens são de 25 mm, no entanto, no Arquivo Modelo, as margens esquerda e direita são de 37,7 mm. Qual devemos considerar?

  9. Olá, vi na pagina antes que a submissão dos resumos expandidos seriam até dia 19 de maio, ao baixar agora as normas esta dizendo que a submissão é até o dia 19 de junho, qual data está correta?

    • Olá Ester, boa tarde!
      O sistema que acolherá as inscrições do XI CBA está nos ajustes finais, em breve será aberto. A submissão dos trabalhos já pode ser feita, através da plataforma dos Cadernos de Agroecologia. Se você desejar, pode enviar os trabalhos e depois realizar a inscrição.

  10. Sobre o envio do relato de experiencia tecnica.
    fiz o primeiro envio deu tudo certo inseri autor e coautor no segundo envio foi outro relato e nao teve a opção de inseri autor e coautor dessa forma meu trabalho teve o envio prejudicado os coautores nao irao aparecer? gente me tirem essa duvida estou muito preocupada.

  11. Olá,

    Fiz a submissão de um trabalho dentro da data, mas é necessário que eu esteja inscrita no CBA até o prazo máximo de submissão, agora dia 19/06, para que a submissão tenha validade. No entanto, não encontro no site do evento o link para fazer a inscrição. Apenas este informe, em INSCRIÇÕES: “para receber as inscrições precisamos costurar alguns detalhes técnicos, que já estão em fase de finalização”. O link para inscrição está (caso eu não o tenha encontrado), ou estará disponível até o dia 19/06, data máxima para inscrição no evento, para quem submeteu trabalho?
    Agradeço o retorno

    • Andreisa, olá!

      O sistema de inscrições estará disponível ainda esta semana. Devido ao atraso em sua abertura, o prazo também será prorrogado, divulgaremos as novas datas juntamente com a plataforma. Não há qualquer dano para quem já submeteu trabalhos, durante a inscrição haverá um campo específico para informar quais foram enviados.
      Seguimos à disposição.

      Abraços!

  12. Olá.
    Soube que o prazo para submissão foi prorrogado para 5/7. Confere?
    Onde encontro informações precisas a respeito?
    Grata.

    • Olá, Luciana.
      Correto, o prazo de submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 5/7, nas três categorias. Divulgamos em nossas redes e você pode acompanhar pelo site da ABA-Agroecologia e também pelo site do XI CBA: http://www.cbagroecologia.org.br/
      Veja todas as informações na aba “submissões”

      Seguimos em diálogo!

  13. olá, alguns dos meus trabalhos tem mais de 6 autores. as normas falam que eu tenho que enviar justificativa a comissão, mas não existe nenhum modelo de justificativa disponível. como proceder para fazer a justificativa? agradeço!

    • Karlene, boa tarde.
      A justificativa deve ser redigida pelo grupo de autoras/es do trabalho. Não há modelo pois ela muda de acordo com as especificidades do grupo, pois os motivos são diversos. Escreva para a Comissão Técnico Científica e tente explicar porque o trabalho de vocês tem mais de 6 pessoas na autoria. O endereço é: ctc.xi.cba@gmail.com

  14. Bom dia. Gostaria de saber onde estão as opções de eixo temático.
    Pois quero submeter um trabalho e estou com dúvida em relação à isso.
    Obrigada

  15. Por gentileza..

    Não estou encontrando orientações sobre a forma da apresentação do trabalho que e um relato de experiencia técnica que tivemos aprovado.

    As aposentações são todas em formato de poster? Onde encontro estas orientações e detalhamentos?

    Sendo poster, onde encontro orientações para a confecção do mesmo?

    Agradeço e aguardo o retorno assim que possível.

    Nair

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *