Cultura e Comunicação

GT Cultura e Comunicação

Durante o X Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA do Cerrado, realizado em Brasília em 2017) acolhemos a proposta de animar a construção do GT de Cultura e Comunicação da ABA. Cultura e comunicação são caminhos, componentes, cuidados na construção da agroecologia e afloram seu entendimento e suas possibilidades enquanto movimento, ciência e prática.

A cultura na agroecologia ou a agroecologia enquanto cultura se expressa nos saberes dos povos nos diferentes territórios, na estreita associação com seus modos de vida, as estratégias de convivência e relação com a natureza, suas crenças, cantos e moradas.

A cultura alimenta o saber, anima a troca e interação entre diferentes saberes, mantém viva a relação dos sujeitos coletivos e seu entendimento enquanto povo. A cultura, entendida como matriz cultural, da semente à mesa, dos festejos de plantio, colheita e fé, expressões artísticas e manifestações populares – o que define a identidade de um povo.

Compreendemos inicialmente a Cultura articulada à Comunicação, pois para nós a comunicação é capaz de dar movimento às vozes que vem dos territórios, tecendo anúncios, ajudando a demarcar os espaços e a mostrar as resistências que emanam do povo, sua criatividade e ação. Sempre que necessário também faz denúncias, do que oprime o povo, do que dificulta e impede a construção da agroecologia.

O GT ou Coletivo de Comunicação e Cultura, em plena fase de gestação inicial, é coletivo aberto e plural. Se for possível separar e isolar os sujeitos em sua complexidade e dinâmica, podemos dizer que o grupo é composto por educadoras e educadores, estudantes, pesquisadoras/es, artistas de diferentes regiões do país, por fragmentos ainda pequenos do povo e sua diversidade.

Desse mosaico plural de possibilidades está em construção os objetivos, as propostas de ação e as formas de atuação solidária em rede desse grupo. Compartilhamos a Biblioteca do GT, no varal de saberes da ABA: Comunicação e Agroecologia – https://bit.ly/2slNdN7 / Cultura e Agroecologia – https://bit.ly/2RlsqIm. Navegue e sugira materiais para ampliar nossa biblioteca

Contatos GT Comunicação e Cultura:

Debora Santiago – santiagodebora@ymail.com

Mauricio Machado Sem – jornal.sena@gmail.com

Maicon Miguel Vieira da Silva – maicon.agroecologia@gmail.com