Varal de Saberes

Um dos grandes desafios do Projeto de Sistematização é a partilha do conhecimento agroecológico — memória do fazer vivo, pulsante e em permanente criação.

O diálogo de saberes, princípio que orienta o trabalho integrado de pesquisa, ensino e extensão dos Núcleos de Agroecologia, mobiliza uma diversidade de conhecimentos. Conhecimento tecido e movimentado por diferentes sujeitos seja nos quintais, nos terreiros, nas áreas experimentais, nas caravanas ou nas rodas de prosa, diferentes práticas, saberes e inovações são produzidos e recombinadas de acordo com cada realidade, demanda e caminho construídos pelas comunidades em parceria com as universidades no fortalecimento da agroecologia e na garantia dos seus direitos.

Não se trata apenas de produzir “um volume” de conhecimento, mas também de partilhá-lo permitindo novas combinações, arranjos e possibilidades. Como um varal exposto ao sol, com pequenos pregadores coloridos no lugar de prateleiras, nossa biblioteca virtual tem como objetivo reunir e partilhar alguns dos materiais produzidos pelos NEAs e disponibilizar integralmente os produtos tecidos pelo projeto de sistematização. Organizamos os materiais nessa plataforma, de acesso livre! Desfrute.

Para enviar materiais produzidos pelo NEA, escreva: sistematiza.aba@gmail.com