Lançamento ao vivo da Edição Especial da RBA

Hoje, sábado (25) às 9 horas, transmitimos ao vivo o lançamento da Edição Especial: “Núcleos de Agroecologia: tecendo redes de solidariedade, diversidade e resistência” no I Seminário de Construção do XI CBA em Aracaju (SE). Veja como foi em: https://bit.ly/2D1NeOd

Essa Edição Especial da Revista  Brasileira de Agroecologia é fruto da compreensão da ABA-Agroecologia e da extensa rede de organizações e Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão que capilarizam e animam ações nos vários territórios, onde a Agroecologia é construída por muitos e muitas. Apostamos que é a partir da pluralidade, da autoria coletiva, da valorização das memórias e sabedorias locais, do diálogo entre gerações e da criação criativa de outras formas de construção do conhecimento, que fortaleceremos caminhos alternativos para as múltiplas crises e conflitos em curso.

Ao longo do Projeto de Sistematização, foi possível perceber as inúmeras atividades de pesquisa e ensino que os Núcleos constroem, com poucos recursos e muita solidariedade, em parceria com as comunidades.

Afirmamos a importância de seguirmos com a animação das  Redes de Agroecologia, com a realização de encontros presenciais como os Seminários Nacionais de Educação em Agroecologia (SNEA) e de qualificarmos nossas plataformas virtuais, a exemplo da Agroecologia em Rede: http://agroecologiaemrede.org.br/.

Para que essa Edição Especial fosse possível contamos ainda com o apoio de uma rede de educadoras e educadores, estudantes e pesquisadores de vários lugares do Brasil na revisão cuidadosa e pedagógica dos textos, atentos as recomendações e princípios da Revista.

A opção pelas narrativas nos permitiu abrir espaço para a pluralidade das vivências dos NEAs, para seus processos pedagógicos e para a diversidade de impressões envolvidas na formação humanizada, assim como no diálogo de saberes, pilares que edificam as ações dos Núcleos, dentro e fora das universidades. Se tratam de experiências diversas que combinam um intenso processo de sistematização de experiências ao desafio teórico de ampliar os sentidos possíveis, as práticas e diversas contribuições dos NEAs para a construção do conhecimento agroecológico.

Essa Edição Especial da RBA dialoga diretamente com um dos principais objetivos do projeto de sistematização que, além das atividades de mobilização e formação, talvez mais visíveis, se propôs a apoiar os caminhos para o fortalecimento da agroecologia enquanto ciência. Apesar dos desafios imensos observados nas universidades, centros de  pesquisa e extensão, é certo de que estamos avançando. Essa Edição Especial é prova de que há muito a ser conhecido, visibilizado e intercambiado entre os grupos, NEAs e organizações, além de que são os nossos vínculos e parcerias que continuarão possibilitando os avanços coletivos e o cultivo da esperança.

Somos imensamente gratos à todas e todos por este esforço coletivo!

Diretoria da ABA e Equipe do Projeto de Sistematização de Experiências

Para acessar todos os artigos da Edição Especial, acesse: http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/issue/view/116

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *