X Congresso Brasileiro de Agroecologia

 

Brasília será sede do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno no ano de 2017. Espera-se aproximadamente 5.000 pessoas, de todas as regiões do Brasil e diversos países do mundo com grande representação da América Latina. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nos dias 12 a 15 de setembro, quando se comemora a Semana do Cerrado, bioma este que abriga grandes disputas da sociedade, como: fundiária, mineral, ambiental, cultural, desenvolvimentista, agrária, etc.

O Congresso Latino-americano de Agroecologia é organizado a cada dois anos pela Sociedade Científica Latina Americana de Agroecologia (SOCLA). Estes congressos explicitam o estado da arte da agroecologia tanto na América Latina como Ibero-América. SOCLA reúne acadêmicos, técnicos, estudantes e agricultores organizados, proporcionando o diálogo e gerando acordos que se difundem através da Carta Agroecológica ao final de cada evento. O Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é o maior evento de agroecologia em número de participantes e trabalhos técnico-científicos. É promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Reúne todos os setores da sociedade brasileira que atuam e desenvolvem a agroecologia no país como pesquisadores acadêmicos e populares; extensionistas; gestores de políticas públicas das três esferas; agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e suas organizações; movimentos sociais, ONGs, redes e fóruns de agroecologia, entre outros. Promove uma ampla discussão, com troca de experiências, apresentação de trabalhos científicos e encaminhamentos que contribuem para os direcionamentos estratégicos destes setores.

Além disso, os membros da ABA em cada região organizam nos anos prévios ao CBA, os eventos regionais, que no caso do DF, foram realizados em quatro edições e apresenta um número crescente de participantes e relevância no cenário agrícola da região.

A realização deste Congresso de Agroecologia no Distrito Federal contribuirá para o avanço na construção da política Distrital de agricultura orgânica e agroecologia. Fortalecerá a articulação institucional do DF e Entorno, que realiza os seminários regionais de agroecologia desde 2008, na construção de espaços de diálogo sempre a partir de uma construção coletiva e participativa, com diversas instituições e entidades governamentais e não governamentais. Portanto, realizar este Congresso no centro do poder político brasileiro, será importante para discutir o papel da Agroecologia como elemento transformador para uma proposta de desenvolvimento rural centrado em outra relação da natureza com as pessoas e os espaços, buscando contribuir para a construção de sociedades mais sustentáveis.

Site do evento: http://agroecologia2017.com/

Acompanhe pela página no facebook: Agroecologia 2017